Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

No RS, PCdoB desiste de candidatura própria ao governo e apoia PT

Assim como Manuela D’Ávila deixou de concorrer a presidente, Abigail Pereira deixa de ser candidata a governadora

Por Paula Sperb
Atualizado em 7 ago 2018, 15h30 - Publicado em 7 ago 2018, 11h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Movimentação política semelhante à que se deu em nível nacional, quando Manuela D’Ávila abriu mão de concorrer à Presidência para apoiar o PT, ocorreu no Rio Grande do Sul. A então pré-candidata a governadora Abigail Pereira (PCdoB) anunciou no final da tarde de segunda-feira 6 que desistiu da candidatura para apoiar o PT.

    Porém, diferentemente de Manuela, que será vice do candidato petista caso a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja impugnada, Abigail não será vice do candidato ao governo gaúcho pelo PT, o ex-ministro Miguel Rossetto. Abigail sairá como candidata ao Senado. A vice de Rossetto é Ana Affonso, vereadora petista no município de São Leopoldo.

    Agora, a coligação tem dois candidatos para disputar as duas vagas no Senado: o atual senador Paulo Paim (PT), que tentará a reeleição, e Abigail. A comunista é natural de Caxias do Sul e já foi secretária estadual do Turismo. Em entrevista a VEJA, na condição de pré-candidata, declarou que, para ela, “privatização não é tabu”, e descartou que poderia ser vice de Rossetto.

    O Progressistas (PP) também desistiu da candidatura própria ao governo gaúcho depois que a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) passou a ser vice de Geraldo Alckmin, em uma aliança com o PSDB. Agora, o então pré-candidato a governador Luis Carlos Heinze será candidato ao Senado. O PP gaúcho vai apoiar a candidatura de Eduardo Leite (PSDB).

    “Faremos a defesa da luta das mulheres, do nosso estado, trazendo desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, ajudando Lula e Manuela colocar o país nos trilhos”, disse Abigail, ao fazer o anúncio da sua candidatura ao Senado.

    Continua após a publicidade

    “Queremos construir um grande programa que recupere a esperança do gaúcho para viver bem neste território, viver em paz nesse ambiente de criminalidade e violência, que faz com que o gaúcho viva com medo”, disse Rossetto, na coletiva de imprensa que anunciou a aliança.

    O presidente estadual do PT, o deputado federal Pepe Vargas, disse que a aliança é justificada por uma “base programática” comum entre as legendas. “Desde o início da pré-campanha, nosso partido, tanto no estado como no Brasil, tem procurado defender a necessidade de construir as condições de interromper o projeto que o desgoverno Temer e o desgoverno Sartori estão implementando no estado”, disse Adalberto Frasson, presidente do PCdoB gaúcho, aos jornalistas.

    Rossetto tem como principal adversário o atual governador José Ivo Sartori (MDB), que aparece como líder nas pesquisas eleitorais. A candidatura de Sartori só foi anunciada no último domingo (5) durante a convenção do MDB. Sartori, entretanto, tentará romper com a “tradição” política do estado de não reeleger nenhum governador desde a redemocratização.

    Continua após a publicidade

    Nacionalmente, o Rio Grande do Sul emplacou quatro candidatos a vice-presidente, nas chapas de Alckmin (PSDB), Bolsonaro (PSL), Lula (PT) e Meirelles (MDB).

    Siga VEJA Rio Grande do Sul no Twitter.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.