Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Mulheres do PSDB chamam Bolsonaro de ‘atraso de vida’ em vídeo

Gravação mostra mulher criticando figura “machista”; presidente do PSDB Mulher, Yeda Crusius diz que adversário político é quem é contra a "pauta mulher"

Por Paula Sperb
Atualizado em 28 jun 2018, 13h12 - Publicado em 28 jun 2018, 12h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Deputado Jair Bolsonaro
    O deputado Jair Bolsonaro durante sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados - 16/12/2014  (Wilson Dias/Agência Brasil)

    Um vídeo divulgado pelo PSDB (veja abaixo) na noite da última quarta-feira (27) chama de “atraso de vida” quem é “machista, racista e homofóbico”. A gravação tem endereço certo e termina com a inscrição “Bolsonaro? Tô fora!”.  No vídeo, uma mulher menciona que não pode confiar em quem defende “esterilizar pobre, salários menores para mulheres e defesa de torturadores”, ideias relacionadas ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ). A peça faz parte da estratégia da campanha do presidenciável Geraldo Alckmin de rivalizar de forma mais aguda com o deputado federal na disputa pelo mesmo eleitorado.

    Publicidade

    A deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), presidente do PSDB Mulher e primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul (2007-2011), afirma que os adversários políticos são aqueles que se posicionam contra as mulheres. “O pessoal do Bolsonaro parece que reagiu muito contra [ao vídeo]. Mas a gente não escolhe adversário, adversário é quem é contra a ‘pauta mulher’. Conforme o nível das coisas [declarações] é porque realmente a pessoa é contra a mulher, que a mulher tem que ganhar menos, que a mulher isso e a mulher aquilo. Aí, esse é nosso adversário”, disse Yeda a VEJA.

    Publicidade

    “Estou nem aí para o Bolsonaro. Estou aqui para a pauta mulher. PSDB na frente, Geraldo presidente, ele deu todo o apoio”, disse sobre o presidenciável tucano. Segundo a deputada, o PSDB Mulher irá apresentar, em julho, sua contribuição para o programa de governo para a eleição de outubro. “A sociedade pede uma mudança e essa mudança é para uma sociedade menos violenta. A violência cai pesadamente sobre a mulher. Os partidos têm que assumir essa causa”, defende a deputada.

    Continua após a publicidade

    Yeda acredita que o machismo existe e precisa ser combatido. “A sociedade é machista, sim. Mas a política é mais. Na estrutura dos partidos, a mulher é prejudicada. Por isso que sou fundadora do PSDB Mulher, fundado há vinte anos. Porque a gente sabe que tem que mudar dentro dos partidos. As legendas estão desacreditadas da população. Quando os tribunais decidiram que a regra é para 30% de vagas para as mulheres, eles nos ajudaram a modificar o comportamento interno”, disse à reportagem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.