Voluntariado faz funcionários se sentirem agentes de mudança, diz pesquisa
Levantamento do Plano CDE, a pedido da Fundação Iochpe, aponta melhora nas competências organizacionais de quem faz esse tipo de trabalho
A maioria dos funcionários que realizam trabalho voluntário por meio do programa Formare sentem-se agentes de mudança, têm melhora nas competências organizacionais e sentem mais orgulho da empresa em que trabalham, aponta um levantamento do Plano CDE, feito a pedido da Fundação Iochpe.
A pesquisa mostra que, no âmbito pessoal, o voluntariado contribuiu para que os participantes se sentissem mais felizes e realizados (85%), desenvolvessem empatia e tolerância (84%) e conseguissem transmitir melhores valores a outras pessoas, como diversidade e solidariedade (82%).
“O Formare é um dos maiores programas de voluntariado em educação sem fins lucrativos do país, com mais de 4.000 voluntários participando ativamente todos os anos”, diz Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.
O estudo “Impacto do Formare para educadores voluntários” foi realizado entre outubro e novembro de 2023, por e-mail, contando com a participação de 686 respondentes.
O levantamento teve o objetivo de entender o perfil dos educadores voluntários do Formare, além de capturar as percepções sobre os impactos da ação voluntária na vida dos educadores.