Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Um novo nome na movimentada disputa pela vaga no STF

Fernanda Hernandez, que tem banca em Brasília, conquistou apoios importantes no meio empresarial e entre petistas próximos ao presidente

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 20h55 - Publicado em 27 set 2023, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma escolha pessoal do presidente, a indicação do próximo ministro do STF tem movimentado aliados de Lula em diferentes setores da base do governo e do Judiciário.

    Auxiliares do petista dizem que ele deixou para anunciar o escolhido ou a escolhida para a vaga de Rosa Weber no Supremo só depois da cirurgia, marcada para o fim de semana. Até aí, nenhuma surpresa, já que Lula avisou que iria esperar a aposentadoria da ministra, em sinal de respeito.

    A disputa pela predileção de Lula envolve, no momento, uma ala do governo que trabalha para que o petista escolha alguém de confiança para o Supremo. É a categoria de jurista “tem que tomar tubaína comigo”, como diria Jair Bolsonaro.

    Nessa ala, Jorge Messias, da AGU, já esteve na dianteira, perdeu força por seu perfil conservador — após a escolha de Cristiano Zanin — e por suas postagens literárias no antigo Twitter, muito parecidas com posts de ministros do Supremo, que renderam comentários no fim de semana.

    Antes correndo por fora, Bruno Dantas, o presidente do TCU, já foi elogiado por Lula e ganhou espaço nos últimos dias, aproximando-se de Flávio Dino, que se meteu numa briga com Messias no governo e também sofreu desgastes por causa disso. Dino e Dantas têm apoios importantes de ministros do STF na disputa.

    Continua após a publicidade

    Isso, no entanto, pode não ser suficiente, caso Lula decida ouvir a outra ala da base, que briga para que ele escolha uma mulher. Diferentes nomes surgiram nos últimos dias nesse caminho.

    O Radar mostrou que a ex-ministra Luciana Lóssio era defendida por alguns conselheiros petistas de Lula. Essa mesma turma tem levantado o nome da advogada tributarista Fernanda Hernandez, de uma banca de Brasília. Ela tem entre seus apoiadores nomes da cúpula do PT, ministros de Lula e de senadores da base.

    São sugestões buscadas por aliados de Lula para que o petista não tenha que desmoralizar o próprio discurso na ONU sobre “desigualdade”, dizem os defensores da escolha de uma mulher para o lugar de Rosa Weber.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.