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STJ mantém condenação ao Google por concorrência desleal em anúncios

Além de condenar a Google Brasil a indenizar a empresa vítima, a Justiça proibiu o provedor de comercializar aquela marca na sua ferramenta de links

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 jul 2024, 12h40 - Publicado em 9 jul 2024, 12h36
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  • Ao manter decisão de segunda instância que condenou a Google Brasil Internet a pagar indenização por danos materiais e morais, a Terceira Turma do STJ entendeu que a limitação de responsabilidade do provedor de pesquisa, contida no artigo 19 do Marco Civil da Internet, não se aplica na comercialização de links patrocinados.

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    “Na análise da responsabilidade civil dos provedores de internet por atos de concorrência desleal no mercado de links patrocinados, não é o conteúdo gerado no site patrocinado que origina o dever de indenizar, mas a forma como o provedor de pesquisa comercializa seus serviços publicitários, ao apresentar resultados de busca que fomentem a concorrência parasitária e confundam o consumidor”, afirmou a relatora, ministra Nancy Andrighi.

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    De acordo com o colegiado, não se objetiva vedar a publicidade por meio de links patrocinados, mas tão somente a compra do domínio de marca concorrente para aparecer em destaque na busca paga.

    Na origem do conflito, a marca de uma empresa do ramo de saúde foi vendida para uma concorrente como palavra-chave no Google Ads, a plataforma de publicidade do Google.

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    Assim, quando os internautas pesquisavam por aquela palavra-chave, a concorrente aparecia antes da real dona da marca, provocando desvio de clientela.  “A confusão ocorre, pois o consumidor possui a expectativa de que o provedor de pesquisa apresentará nas primeiras sugestões o link da marca que procura, o que o leva a acessar o primeiro anúncio que aparece”, diz a ministra Nancy.

    Além de condenar a Google Brasil a indenizar a empresa vítima, a Justiça de São Paulo proibiu o provedor de comercializar aquela marca na sua ferramenta de links patrocinados.

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