Petrobras fecha acordo para enterrar um esqueleto do PT nos EUA
Chegou no último dia 11 na Suprema Corte do Texas a minuta final do acordo entre a Petrobras e a Astra; é o fim da guerra pela refinaria de Pasadena

Chegou no último dia 11 na Suprema Corte do Texas a minuta final do acordo entre a Petrobras e a Astra. As duas companhias concordam em recolher as armas agora e no futuro e não desenterrar questões do passado. É o fim da guerra pela refinaria de Pasadena.
Para quem não lembra, foi a própria Dilma Rousseff quem desenterrou falcatruas relacionadas ao negócio realizado pela estatal nos Estados Unidos. Dilma disse que só aprovou o negócio porque recebeu relatórios falhos da direção da estatal.
Em 2006, a Petrobras pagou 360 milhões de dólares por 50% da refinaria (190 milhões de dólares pelos papéis e 170 milhões de dólares pelo petróleo que estava em Pasadena). O valor foi muito superior ao pago um ano antes pela belga Astra Oil pela refinaria inteira: 42,5 milhões de dólares.
Em 2015, um ex-executivo da Petrobras admitiu em delação que a compra de Pasadena foi levada adiante pelo petismo instalado na estatal para honrar compromissos políticos. A reforma da refinaria, segundo contou o delator, seria entregue à empreiteira Odebrecht, que entroca abasteceria o caixa do PT. A reforma, no entanto, não foi para frente.
O escândalo de Pasadena explodiu em 2014 no surgimento da Lava-Jato em Curitiba.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.