Assine VEJA por R$2,00/semana
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pega mal

Aceitar doações de campanha das indústrias de armamento é um dos maiores tiros no pé que um candidato pode dar, de acordo com uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde. O instituto de pesquisas pediu a opinião de 2 013 eleitores sobre o financiamento de campanhas e ouviu que […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 02h57 - Publicado em 3 out 2014, 10h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • armas

    Armas: o setor mais rejeitado pelo eleitor

    Publicidade

    Aceitar doações de campanha das indústrias de armamento é um dos maiores tiros no pé que um candidato pode dar, de acordo com uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde. O instituto de pesquisas pediu a opinião de 2 013 eleitores sobre o financiamento de campanhas e ouviu que 92% deles não votariam de jeito nenhum em candidatos que recebessem dinheiro de fabricantes de armas.

    Publicidade

    Depois do armamento, os setores mais repudiados pelos eleitores são tabaco e álcool, com 87% de rejeição cada, agrotóxicos, 82%, bancos, 58%, e automóveis, com 53%.

    Empresas de alimentos são as mais aceitas: 62% dos entrevistados votariam em candidatos com esse tipo de apoio. Quem recheou a campanha com os 113 milhões de reais distribuídos pela JBS, maior doadora de campanha em 2014, entretanto, não deve comemorar. A rejeição de 38% à indústria de alimentos é considerada alta pelo Datafolha.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já as generosíssimas empreiteiras, que despejaram até agora 300 milhões de reais em campanhas, não entraram no levantamento.

    Ainda que 79% dos entrevistados reconheçam a importância de saber quem doa dinheiro às campanhas, 70% deles disseram ao Datafolha que não têm nenhuma informação sobre o assunto.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.