Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Paes lidera intenções de voto no Rio com 49% e Ramagem tem 13%, diz Quaest

Levantamento divulgado nesta quarta-feira sinaliza que o atual prefeito pode ser reeleito no primeiro turno em outubro

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 jul 2024, 08h31 - Publicado em 24 jul 2024, 08h18

Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pela Quaest nesta quarta-feira aponta que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem 49% das intenções de voto e poderia ser reeleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

Com 13%, o segundo colocado no levantamento é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que foi chefe da Abin no governo de Jair Bolsonaro e é apoiado pelo ex-presidente.

Na sequência, aparecem Tarcísio Motta (PSOL), com 7%, Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União Brasil), com 3% cada um, Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP), com 2% cada um, Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB), com 1% cada um. Henrique Simonard (PCO) não pontuou.

Outros 4% se disseram indecisos e os 15% restantes declararam voto branco ou nulo ou responderam não iriam votar.

A Quaest ouviu 1.104 pessoas entre os dias 19 e 22 de julho. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Rádio Tupy.

Continua após a publicidade

Outros cenários

Em um eventual segundo turno, Paes ganharia de Ramagem por 62% a 25% e de Tarcísio por 57% a 24%. No improvável cenário entre Ramagem e Tarcísio, eles aparecem numericamente empatados, com 32% cada um.

O levantamento também apontou que a avaliação positiva do atual prefeito melhorou em relação a outra pesquisa realizada em junho, de 35% para 45%. Já a negativa caiu de 24% para 18% e a regular de 38% para 35%.

A melhor notícia da pesquisa para Ramagem, tendo em vista que a campanha ainda não começou oficialmente, foi que, no cenário hipotético da simulação com o apoio declarado de Lula, Paes aparece com 46%. Já o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, que é alvo de investigação da PF por suposta participação na chamada Abin paralela, um esquema clandestino de espionagem montado no Palácio do Planalto, tem 30% das intenções de voto quando é testado como “Delegado Ramagem apoiado por Bolsonaro”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.