Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MPF cobra explicações de autoridades da União e do DF sobre atos golpistas

Procuradoria apura se houve negligência das forças de segurança na movimentação de manifestantes em direção à Praça dos Três Poderes no domingo

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 jan 2023, 16h26 - Publicado em 11 jan 2023, 16h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Supporters of Brazilian former President Jair Bolsonaro clash with riot police at Planalto Presidential Palace in Brasilia on January 8, 2023. - Hundreds of supporters of Brazil's far-right ex-president Jair Bolsonaro broke through police barricades and stormed into Congress, the presidential palace and the Supreme Court Sunday, in a dramatic protest against President Luiz Inacio Lula da Silva's inauguration last week. (Photo by Sergio Lima / AFP)
    Invasão em Brasília: mais de 1.000 presos (Sergio Lima/AFP)

    O Ministério Público Federal expediu ofício ao comandante militar do Planalto, à PF, ao secretário de Segurança do DF e ao comandante da PM da capital acerca das invasões golpistas ocorridas em Brasília na sede dos três poderes no último domingo. 

    O MPF quer informações sobre os ataques e quanto “à suposta omissão da atuação dos órgãos diante dos movimentos antidemocráticos”. O documento foi expedido na última terça-feira pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão no DF, Luciana Loureiro, que disse que a integração das forças de segurança não funcionou a contento no domingo. 

    Ao comando Militar do Planalto, o MPF questionou o motivo de não ter havido desmobilização do acampamento no QG do Exército em Brasília após a posse de Lula, em 1º de janeiro. À PF foi questionado se havia informações de inteligência que dessem conta da convocação para os atos no domingo na Praça dos Três Poderes. 

    A PMDF e a Secretaria de Segurança Pública foram questionadas sobre os protocolos de segurança e ações operacionais adotadas no dia do protesto, se houve reforço no policiamento e o número total do efetivo policial empregado naquele dia. O MPF também quer saber “por qual motivo foi permitida e assegurada a descida de milhares de manifestantes pela Esplanada dos Ministérios em direção à Praça dos Três poderes, no dia 8 de janeiro”.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.