Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MP arquiva inquérito sobre subsídio de ônibus em SP na pandemia

Órgão apurou se pagamento de cerca de R$ 4 bilhões às empresas concessionárias de transporte público prejudicou o erário público

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h32 - Publicado em 9 abr 2024, 10h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Corredor de ônibus na rua da Consolação, em São Paulo (SP)
    Corredor de ônibus na rua da Consolação, em São Paulo (SP) (Caio Palazzo/VEJA)

    O Ministério Público de São Paulo arquivou um inquérito civil sobre os subsídios pagos às empresas de ônibus na capital paulista durante a pandemia. A promotora Karyna Mori entendeu que “as medidas adotadas foram justas, eficientes, não se podendo cogitar de prejuízo ao erário”.

    A apuração considerou o questionamento do conselheiro do Tribunal de Contas do Município de SP Edson Simões quanto à legalidade da Prefeitura “arcar de forma unilateral com os reflexos negativos advindos da pandemia do coronavírus em relação aos contratos de concessão de transporte público municipal (ônibus), haja vista que as concessionárias são empresas privadas, sujeitas ao risco do negócio”.

    Em 2020, Simões havia calculado que os subsídios poderiam chegar a 4 bilhões de reais, sendo que a previsão de pagamento era de pouco mais de 2 bilhões, segundo a Comissão de Finanças da Câmara de São Paulo — da qual o atual prefeito Ricardo Nunes fazia parte e era presidida por Antonio Donato, hoje deputado estadual e coordenador da pré-campanha de Guilherme Boulos.

    No arquivamento assinado na sexta-feira, a promotora diz que a redução da frota de ônibus na rua “não foi proporcional à drástica redução da demanda de passageiros”, pois , para atender à demanda sanitária de distanciamento social , mais de 85% dos veículos foram usados, enquanto o número de passageiros caiu em cerca de 37%.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.