Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministro confirma troca de diretor da Conab que organizou leilão do arroz

Paulo Teixeira afirmou que saída de Thiago José dos Santos já foi decidida pelo governo e deve ser "encaminhada" nesta terça-feira

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 jun 2024, 19h43 - Publicado em 25 jun 2024, 11h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paulo Teixeira, ministro do desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (Valter Campanato/Agência Brasil)

    O ministro Paulo Teixeira, informou na manhã desta terça-feira que o diretor-executivo de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago José dos Santos, responsável pelo fracassado leilão para a importação de arroz, será “trocado”.

    O chefe do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ao qual a Companhia Nacional de Abastecimento é subordinada, foi questionado sobre a demissão na sua chegada ao Palácio do Planalto, onde se reúne neste momento com o presidente Lula e outros ministros para discutir a edição deste ano do Plano Safra.

    “Isso já está resolvido já, o governo já resolveu isso, o próprio conselho hoje vai encaminhar”, respondeu Teixeira, antes de entrar no elevador, acrescentando que o órgão da Conab vai “trocar” o diretor.

    A decisão acontece duas semanas depois de o governo Lula anular o certame. Na semana passada, o próprio presidente disse em uma entrevista que o leilão foi suspenso por “falcatrua numa empresa”.

    Continua após a publicidade

    Suspeitas

    Após a divulgação dos vencedores do leilão, realizado dia 6 de junho, quando o governo conseguiu comprar 263.730 toneladas das 300.000 toneladas que havia previsto, foi revelado ainda que duas empresas criadas no ano passado por Robson Luiz Almeida de França intermediaram a venda de 44% do arroz importado — o que corresponde a 580 milhões de reais.

    França é ex-assessor de Neri Geller, ex-ministro da Agricultura de Dilma Rousseff e ex-secretário de Política Agrícola da pasta, que foi exonerado do cargo no dia da anulação do leilão. Chefe da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso e corretoras de grãos, ele se tornou colega de Thiago José dos Santos na assessoria de Geller na Câmara dos Deputados.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.