Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula quer tirar mais dinheiro de Deltan, após doações

‘Se ele pode arrecadar, pode pagar mais’, diz o petista; ex-procurador da Lava-Jato diz ter recebido mais de R$ 500 mil para quitar indenização

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 mar 2022, 13h32 - Publicado em 25 mar 2022, 12h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Lula (PT) participa de evento em condomínios entregues pelo Minha Casa Minha Vida ao MTST, em Santo André (SP), ao lado de Fernando Haddad e Guilherme Boulos
    O ex-presidente Lula (PT) participa de evento em condomínios entregues pelo Minha Casa Minha Vida ao MTST, em Santo André (SP), ao lado de Fernando Haddad e Guilherme Boulos (Youtube/Reprodução)

    Um dia após o anúncio de que Deltan Dallagnol já havia recebido mais de 500.000 reais em doações para pagar a indenização a Lula, o ex-presidente declarou que não vai deixar barato — ele cogita dar um jeito de aumentar o valor pleiteado na ação movida contra o ex-procurador da Lava-Jato.

    “A gente estava reivindicando um milhão. A Justiça só deu 75.000 reais, que corrigindo vai dar uns 130.000 reais. Ele fez campanha e disse que não podia pagar. E arrecadou. Então agora talvez a gente entre com recurso pra cobrar mais, porque se ele pode arrecadar, ele pode pagar mais”, disse o petista durante evento do MTST, em Santo André (SP).

    A edição de VEJA desta semana que está nas bancas mostra que Lula já sabe o que vai fazer com a bolada que deverá receber do ex-procurador, caso confirmada a decisão da Justiça — investir no casamento com Janja.

    Na última terça, o STJ decidiu que Deltan deveria indenizar o ex-presidente em 75.000 reais pelo famoso PowerPoint apresentado pela Lava-Jato, em 2016.

    Continua após a publicidade

    O entendimento do relator do caso, o ministro Luís Felipe Salomão, foi de que o ex-procurador fez acusações que ultrapassaram o “tom informativo”, utilizando palavras que “se afastavam da nomenclatura típica do direito penal e processual penal” na apresentação — como “petrolão” e “propinocracia”.

    Outros três colegas — Raul Araújo, Antônio Carlos e Marco Buzzi — votaram com Salomão. A ministra Isabel Gallotti discordou da indenização por entender que Lula deveria ter entrado com uma ação contra o Estado, e não contra Deltan.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.