Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Houve tentativa de golpe e Bolsonaro “deve ter participado”, diz Lula

Petista comenta operação da PF para apreender passaporte de ex-presidente, prender ex-assessores e fazer buscas contra aliados

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h34 - Publicado em 8 fev 2024, 08h45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que houve uma “tentativa de golpe” em 8 de janeiro de 2023 e, nas palavras do petista, o ex-presidente Jair Bolsonaro “deve ter participado”. 

Ele deu a declaração em entrevista à rádio Itatiaia, já prevista na agenda de sua visita a Minas Gerais, na manhã em que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 24 horas para Bolsonaro entregar o passaporte à Polícia Federal. A operação também tem como alvos ex-assessores e aliados do ex-presidente.

“Acho que (o 8 de Janeiro) não teria acontecido sem ele”, disse Lula. “O que eu quero é que o seu Bolsonaro tenha presunção de inocência que eu não tive. O que eu quero é que seja investigado, seja apurado, quem tiver responsabilidade pelos seus erros, que pague pelos seus erros”, acrescentou.

O petista também comentou as diferentes linhas de investigação sobre os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes. “Nós queremos saber quem é que financiou, quem é que pagou, quem é que financiava aqueles acampamentos para que a gente nunca mais permita o ato que aconteceu no dia 8 de janeiro”, afirmou.

Continua após a publicidade

“Agora, as pessoas têm que aprender: eleição democrática a gente perde e a gente ganha, quando a gente perde, a gente lamenta. Quando a gente ganha, a gente toma posse e governa o país. O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair. Tanto é que não teve nem coragem de me dar posse (inaudível) e foi embora para os Estados Unidos porque ele deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe”, disse Lula.

Tempus veritatis
A PF deflagrou nesta quinta uma megaoperação, batizada de Tempus Veritatis, contra uma organização criminosa que, segundo a corporação, atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para “obter vantagem de natureza política” com a manutenção de Bolsonaro no poder.

O ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência Filipe Martins foi preso. Ex-assessor de Bolsonaro no Palácio do Planalto, o coronel Marcelo Câmara também foi detido, na capital federal. Os agentes ainda prenderam o major do Exército Rafael Martins de Oliveira.

Continua após a publicidade

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é alvo de buscas, que também ocorrem na sede do partido e em sua casa, em Brasília. Com ele, foi encontrada uma arma sem porte legal, que motivou sua prisão, além de ouro, cujo a origem é investigada.

Os generais Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e ex-candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, e Augusto Heleno, que chefiou o GSI no seu governo, também foram visitados por policiais federais.

Outros alvos foram o almirante Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, que chegou a ser preso logo após o 8 de janeiro do ano passado.

Continua após a publicidade

Auxiliar de Bolsonaro até hoje, Tércio Arnaud teve o celular apreendido. Ao todo, são mais de 20 alvos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.