Gestora Opus faz nova proposta de liquidação alternativa do Santos
Ainda a propósito da falência do Santos, a gestora de recursos Opus apresentou uma nova proposta de liquidação alternativa dos ativos. Concorre com o Credit Suisse e o Banco Paulista, que já haviam apresentado alternativas em 2014, ambas focadas na formação de um fundo de direitos creditórios (FIDC-NP) cujos cotistas seriam os credores do Santos. […]

Ainda a propósito da falência do Santos, a gestora de recursos Opus apresentou uma nova proposta de liquidação alternativa dos ativos.
Concorre com o Credit Suisse e o Banco Paulista, que já haviam apresentado alternativas em 2014, ambas focadas na formação de um fundo de direitos creditórios (FIDC-NP) cujos cotistas seriam os credores do Santos.
Em sua proposta, a Opus afirma que alguns credores, como o Fisco e fundos de pensão, não podem, por questões legais, aderir ao FDIC.
Por isso, propõe um modelo intermediário: esses credores, chamados de dissidentes, receberiam diretamente do caixa e da venda de imóveis e obras de arte em posse da massa falida.
Os demais credores formariam um “condomínio voluntário”, esse sim administrado pela gestora, cuja função seria recuperar de créditos problemáticos – desde 2012 a Opus atua nos chamados “distressed debts”.
A proposta já foi acatada pelo juiz da falência e uma assembleia de credores deve ser convocada. Nela, eles decidirão se querem uma liquidação alternativa e, caso sim, votar pela proposta que mais agrada.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.