Furtos, crianças perdidas… Como foi o 7 de setembro em Brasília
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o desfile e os atos ocorridos na Esplanada dos Ministérios ocorreram de forma pacífica
Encerrado o desfile militar e o ato de campanha do presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apresentou um balanço das ações deste 7 de Setembro. O principal saldo foi que os eventos transcorreram de forma pacífica, sem brigas ou rompimento das barreiras das forças de segurança.
Uma das poucas ocorrências foi de um participante que rastreou o celular que havia sido furtado e acionou policiais para checar se o aparelho estava dentro de um ônibus. Os militares encontraram o celular da vítima e outros 11. Um deles foi recuperado pelo dono na hora, quando ele percebeu a movimentação e foi até o local.
Na delegacia de Polícia Civil responsável pela área, foram registradas apenas três ocorrências: furto de carteira com documentos pessoais e dois furtos de celulares.
Durante o evento, os militares também encaminharam dez crianças que se perderam dos responsáveis aos pontos da Vara da Infância e da Juventude que funcionaram na região. Todas elas foram entregues às famílias após contato por telefone.
Nas linhas de revista, foram recolhidos materiais não autorizados como hastes de bandeiras feitas com madeira e cano de PVC, pedaços de madeira utilizados como suporte de banner, materiais perfurocortantes, aerossóis e cadeiras portáteis com materiais frágeis.
Além disso, o Corpo de Bombeiros do DF registrou 35 atendimentos, entre mal súbito e queda da própria altura. Mas nenhuma das vítimas precisou ser encaminhada ao hospital.