Financial Times: ‘Bolsa brasileira esconde problemas mais profundos’
Segundo publicação inglesa, Brasil ainda fica atrás de outros emergentes
O jornal inglês “Financial Times” afirma que a disparada no mercado de ações brasileiro mascara problemas profundos.
Também de acordo com o “Times, o presidente Bolsonaro tem alardeado o sucesso econômico em seu programa de governo, mas o país está atrás de outros mercados emergentes.
“(…) a confiança não é tão alta quanto parece. A moeda se recuperou de uma baixa histórica em relação ao dólar norte-americano, ainda está cerca de 60% abaixo do valor em dólar de meados de 2011. Para os investidores baseados em dólar, as ações brasileiras valem menos da metade do seu valor às vésperas da crise financeira global (…)”, escreveu a publicação.
“Muitos investidores acreditam que isso é exatamente o que o governo de Bolsonaro vai oferecer. Ele prometeu medidas radicais para consertar as finanças públicas (…)”, continua o “Times“.
O jornal, no entanto, faz uma ponderação. O governo de Bolsonaro apresenta-se demasiadamente instável, o que pode comprometer sua capacidade de empreender reformas.
“A nova administração teve um começo instável. Medidas foram anunciadas e desfeitas. Fala-se de disputas entre figuras do governo. Os oponentes já alegam sinais de corrupção, lembrando não apenas o comportamento de políticos rejeitados por eleitores. Mais especialmente os que são conhecidos como baixo clero (do qual Bolsonaro e muitos de seus partidários no congresso emergiram)”, conclui.