O deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) disse que a conduta das prestadoras de serviços a Garibaldi, Aurora e Salton foi “inaceitável”. O parlamentar constatou, porém, que existem produções de uva “corretas”, na Serra Gaúcha.
“Não podemos generalizar contra toda a produção da Serra Gaúcha, que tem produções tão boas. Muita gente não faz isso, fazem as coisas corretas. Nós não podemos criminalizar”, disse Bohn Gass ao Radar.
“Nós temos que preservar as boas práticas para manter a atividade econômica tão boa da Serra Gaúcha, que é a nossa produção histórica e cultural tão importante da uva e do vinho”, seguiu.
O parlamentar afirmou que a fiscalização das vinícolas falharam, mas culpou, em especial, a política de terceirizações.
“A precarização é a grande responsável, a destruição do Estado brasileiro por não ter mais órgãos de fiscalização e controle também é responsável e as empresas que contratam são corresponsáveis por essa terceirização”.
Em 22 de fevereiro, a Polícia Federal deflagrou operação para resgatar 207 homens em situação análoga à escravidão, em Bento Gonçalves. Boa parte dos trabalhadores saiu da Bahia atraído pela oferta de hospedagem, alimentação e bons salários.
Eles encontraram um alojamento fétido, comida estragada e servidão por dívidas, uma vez que foram cobrados juros abusivos para a compra de itens básicos. Se reclamassem, os trabalhadores eram espancados, submetidos a choques elétricos e ataques com spray de pimenta.