Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado pede ao MP para investigar Lawand por falso testemunho à CPMI

Duarte Junior acusa coronel de mentir ao dizer que ‘ordem’ que queria de Bolsonaro era fala ‘apaziguadora’ a golpistas acampados em quartéis

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h34 - Publicado em 27 jun 2023, 17h53

O deputado Duarte Junior (PSB-MA) apresentou uma notícia-crime pedindo ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios que o coronel Jean Lawand Junior seja investigado por suposto falso testemunho no depoimento à CPMI do 8 de janeiro nesta terça-feira.

Aliado de Lula e Flávio Dino, o parlamentar acusa Lawand de ter distorcido as mensagens enviadas ao ex-ajudante de ordens Mauro Cid, reveladas por VEJA, e mentido ao dizer à comissão que a “ordem” que esperava do então presidente Jair Bolsonaro seria apenas uma fala “apaziguadora”, para os apoiadores acampados em frente a quartéis do Exército voltarem para casa.

No ofício ao MPDFT, Duarte Junior também alega haver incompatibilidade entre as respostas do subchefe do Estado-Maior na CPMI, negando que estivesse pedindo um golpe, e a mensagem em que Lawand diz que precisava de um telefone fixo para a conversa com Cid, levantando a suspeita de que estivesse sendo grampeado.

“Ora, uma mensagem apaziguadora do Presidente da República para acalmar os ânimos da população e reconhecer o resultado das eleições seria positiva e republicana, que não necessitava ser oculta, denotando depoimento incompatível com a verdade”, escreve Duarte Junior na notícia-crime.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.