Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro diz que ONU pediu ajuda de tropas brasileiras no Haiti

Sob turbulência política e econômica, país caribenho foi atingido por terremoto no último sábado, deixando ao menos 1.200 mortos

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 ago 2021, 19h38 - Publicado em 16 ago 2021, 19h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda, que a ONU pediu ajuda de tropas brasileiras no Haiti. O país caribenho foi atingido por um terremoto no último sábado e, até agora, há registros de cerca de 1.200 mortes.

    Publicidade

    “As nossas Forças Armadas têm dado demonstrações práticas no mundo todo, em várias operações. Agora, estamos novamente sendo solicitados a uma missão de socorro humanitário no Haiti”, declarou durante treinamento de militares na Operação Formosa.

    Publicidade

    Em 2010, o Exército Brasileiro já havia sido enviado ao Haiti após outro terremoto, de magnitude similar ao cismo de semana passada, mas com efeitos muito mais devastadores. Cerca de 200 mil pessoas morreram e centenas de milhares ficaram desabrigadas.

    Antes disso, em 2004, missão de paz criada pelo Conselho de Segurança da ONU já havia sido enviada para ‘restaurar a ordem’ no país, após deposição do então presidente Jean-Bertrand Arist. Países como o Brasil, Alemanha, Estados Unidos e França participaram da força-tarefa que durou até 2017.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Atualmente, além da crise humanitária e econômica, o país — que é o mais pobre das Américas e o terceiro do mundo — tem enfrentado os efeitos da Covid-19 e forte turbulência política.

    O presidente Jovenel Moise foi assassinado em julho e, há dois dias, o juiz que investigaria sua morte abandonou o caso alegando razões pessoais.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.