Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A nova edição de “Dramas para Negros e Prólogo para Brancos”

Obra de Abdias Nascimento ganha nova edição e oferece ao leitor uma coletânea de peças teatrais que abordam as questões raciais no Brasil

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 set 2024, 18h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    O lançamento marca as comemorações dos 80 anos do Teatro Experimental do Negro e dos 110 anos de nascimento de Abdias (1914-2011) seu fundador. (./.)

    A Temporal Editora lança, nos próximos dias, a primeira reedição de Dramas para Negros e Prólogo para Brancos, obra lançada em 1961 por Abdias Nascimento, que oferece ao leitor uma coletânea pioneira de peças teatrais que abordam as questões raciais no Brasil.

    O lançamento marca as comemorações dos 80 anos do Teatro Experimental do Negro e dos 110 anos de nascimento de Abdias (1914-2011) seu fundador.

    A nova edição inclui as nove peças e o prólogo, presentes na edição original, além de textos inéditos que evidenciam a trajetória e a relevância do Teatro Experimental, tanto no contexto da dramaturgia quanto na luta contra o racismo. Entre as peças reunidas estão títulos como O filho pródigo, de Lúcio Cardoso, Sortilégio, mistério negro, de Abdias Nascimento – em sua primeira versão –, Anjo negro, de Nelson Rodrigues, entre outros.

    A reedição sai em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. O evento de lançamento será realizado no Theatro Municipal do Rio e no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, nos dias 11 e 13 de outubro, respectivamente.

    Além do livro, essas datas e espaços vão receber uma série de atividades como debate e exibição especial do filme Ecos do Teatro Experimental do Negro, dirigido por Daniel Solá Santiago, que apresenta encenações e depoimentos, explorando o impacto do Teatro Experimental na valorização da cultura negra e nas mudanças cênicas do país. O filme traz entrevistas inéditas com Bibi Ferreira, Lázaro Ramos, Léa Garcia, Aílton Graça e Ruth de Souza, entre outros.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.