Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Robson Bonin
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A impressionante máquina de fazer dinheiro do Flamengo

Estratégia de negócio deve fazer rubro-negro carioca alcançar um faturamento bilionário em 2023

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 set 2023, 13h45 - Publicado em 1 set 2023, 12h01

Com 177 unidades, o Flamengo tem a maior rede de lojas oficiais de clubes de futebol do mundo. O número deve chegar a 180 até outubro. De Norte a Sul e em Orlando, nos Estados Unidos, os estabelecimentos faturaram mais de 294 milhões de reais, em 2022.

“A loja é uma ponta de lança do Flamengo longe do Rio de Janeiro”, diz o Vice-Presidente de Marketing, Gustavo Oliveira.

A estratégia começou a tomar corpo a partir da renegociação com o contrato da Adidas no ano passado. O rubro-negro conseguiu acrescentar outras marcas a linha de vestuário como Braziline, Reserva e Thug Nine e expandir o número de lojas.

“Como todos os produtos, são produtos licenciados, o Flamengo tem uma cadeia enorme de lojas que vendem e no licenciamento eu recebo royalties”, relata Oliveira. 

Com isso, o clube recebe um valor fixo pela franquia, mais a porcentagem dos produtos e aumentou, inclusive, as vendas de produtos Adidas, que chegaram a 1,6 milhão de peças.

Continua após a publicidade

“Isso foi uma decisão importante de ampliar o número de licenciados para oferecer mais produtos. Em 2018, quase 80% dos produtos oficiais eram vendidos pela Adidas. Hoje, você tem pouco mais de 50%”. 

O presidente do clube, Rodolfo Landim, diz que o modelo, com mais capilaridade, é um diferencial do clube carioca em relação às grandes equipes do mundo.

“Normalmente, eles têm uma ou duas lojas na cidade deles e mais umas nos aeroportos. É o modelo do Real Madrid, do Bayern de Munique. A gente tem 180”, afirma.

O crescimento orgânico da receita em marketing tem feito diferença nos cofres do rubro-negro carioca. Mesmo sem a premiação da Copa Libertadores, conquistada pela equipe no ano passado, o clube deve manter um faturamento bilionário. A estimativa neste ano é de faturar 1,2 bilhão de reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.