Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Lula dispara contra Campos Neto e estremece o mercado

VEJA Mercado: presidente volta a criticar independência do Banco Central e suas metas de inflação; sobrou até para a Eletrobras

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 fev 2023, 09h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva speaks during a meeting with parliamentarians at Planalto Palace in Brasilia on January 11, 2023. - Parliamentarians brought Lula da Silva a document approving the decree of federal intervention issued by the federal government after Sunday's confrontations in Brasilia, when a far-right mob of supporters of former president Jair Bolsonaro stormed the federal powers buildings unleashing chaos on the capital. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
    Lula discursa durante reunião com parlamentares no Palácio do Planalto, em Brasília - (Evaristo Sa/AFP)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a disparar contra a independência do Banco Central na noite da última quinta-feira, 2. Em entrevista à RedeTV, o presidente levantou a hipótese de rever a independência do banco ao final do mandato do atual presidente, Roberto Campos Neto, e voltou a criticar as metas de inflação da instituição, assim como a manutenção da taxa básica de juros a 13,75% ao ano. Lula também elevou o tom contra Campos Neto. “Esse país está dando certo? Esse país está crescendo? O povo está melhorando de vida? Não. Então, eu quero saber de que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão Campos Neto terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o Banco Central independente”, disse. “O Brasil precisa voltar a crescer. Não existe nenhuma razão para a taxa de juros estar em 13,75%. […] Então, ele Campos Neto quer chegar à inflação padrão europeu? Não. Nós temos que chegar à inflação padrão Brasil. Uma inflação de 4,5% no Brasil, de 4%, é de bom tamanho se a economia crescer”, concluiu.

    Sobrou até para a Eletrobras. A distribuidora de energia que foi privatizada ao final de 2022 também entrou na mira do presidente. Lula disse que a companhia precisa “recuperar o papel como patrimônio do povo”. As polêmicas e descabidas afirmações do presidente já provocam reações no mercado. Por volta de 9h30, o dólar comercial abria o dia em alta de 1,1%, cotado a 5,102 reais. Os futuros do Ibovespa apontavam para uma queda de 0,5%. “A mensagem reforça a desconfiança entre os investidores quanto à capacidade do Banco Central de cumprir seu mandato de levar a taxa de inflação para a meta, o que deverá fazer com que as expectativas para a inflação aumentem ainda mais. A mensagem mostra que o Banco Central entrou definitivamente na mira do PT”, alerta a Genial Investimentos.

    Siga o Radar Econômico no Twitter

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.