Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Indústria farmacêutica avança na ANS

A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) quer um representante na Câmara de Saúde Suplementar (Camss)

Por Pedro Gil Atualizado em 9 Maio 2024, 20h16 - Publicado em 7 nov 2023, 09h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fenaprevi
    Fachada da sede do laboratório Novartis na Suíça (Gianluca Colla/Bloomberg via Getty Images/VEJA)

    A indústria farmacêutica tenta exercer cada vez mais peso dentro das decisões do poder público sobre o sistema de saúde brasileiro. A investida mais recente é a proposta da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), que quer incorporar um representante do setor à Câmara de Saúde Suplementar (Camss), um órgão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). E quer acesso facilitado: sem análise de impacto regulatório nem consulta pública. A agência, por sua vez, já abriu uma das porteiras: seu diretor-presidente, Paulo Roberto Rebello Filho, votou a favor da dispensa da análise, mesmo sob protestos de outros diretores. Há sinais, no entanto, de que a consulta pública também pode ser dispensada.

    Publicidade

    O setor farmacêutico conta com um apoio estratégico para ocupar espaço na Camss: um de seus principais porta-vozes é justamente um ex-presidente da ANS, Leandro Fonseca – que hoje é membro do conselho e representante de assuntos corporativos da Novartis, um dos maiores conglomerados farmacêuticos do mundo.

    (ATUALIZAÇÃO: A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que desde o dia 31.10.2023 está em andamento a Consulta Pública nº 119, que trata da alteração do regimento interno da Câmara de Saúde Suplementar. Vale ressaltar ainda que Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) é um órgão de participação institucionalizada da sociedade na ANS, de caráter permanente e consultivo, que auxilia a Diretoria Colegiada nas suas discussões. A proposta é, portanto, que a CAMSS tenha a maior representatividade possível para a discussão de temas de interesse de toda a sociedade. A Interfarma, por sua vez, entende ser fundamental a qualificação do processo regulatório de todas as agências reguladoras brasileiras. “Na sequência, também entendemos ser de suma importância, no mérito, incluir representante da indústria farmacêutica na CAMSS. Promover um diálogo mais eficaz e sólido deve ser o ponto de partida para uma boa decisão”, afirma em nota)

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.