Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pé na estrada

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Viagens de carro para quem ama o caminho tanto quanto o destino
Continua após publicidade

Primeiras impressões: dirigimos a Rampage com o novo motor diesel

Na terra, a picape intermediária superou obstáculos com facilidade, mas manteve o conforto (e o silêncio) dentro da cabine mesmo em trechos acidentados

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 nov 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quase um ano e meio após ser lançada, a Rampage, picape de entrada da Ram, ganhou novidades importantes. O motor a diesel disponível nas versões Rebel e Laramie mudou. Ficou mais potente e econômico. Além disso, ganhou uma nova versão, mais simples, a Big Hhorn, que deve atrair ainda mais clientes para a marca de picapes de luxo. Mas como ela se comporta no asfalto e, principalmente, na terra?

    Tivemos a oportunidade de testar o novo motor diesel da Rampage em um trajeto off-road montado dentro do Circuito Panamericano, complexo de pistas de testes no município de Elias Fausto, no interior de São Paulo. Além de obstáculos tradicionais nesse tipo de percurso, como a caixa de ovos, com buracos na terra alternados para mostrar a capacidade do veículo de andar mesmo com rodas fora do solo, ou a parede com forte inclinação, o trajeto contou ainda com retas na terra, um lamaçal e um gramado altamente irregular.

    As primeiras impressões foram positivas. De cara, chama a atenção o bom ajuste da suspensão. Embora não tenha um curso tão longo, absorve bem o impacto na estrada de terra, mesmo em velocidades mais altas. Dá para imaginar que também absorve bem as imperfeições do asfalto urbano ou mesmo de ruas de paralelepípedos.

    A Rampage conta com tração 4×4 integral sob demanda, o que significa que o sistema identifica quando é necessário dar mais tração a uma roda ou outra, sem a necessidade de pressionar nenhum botão. As inclinações, rampas e até o lamaçal foram encarados sem nenhuma dificuldade – mérito também dos pneus Pirelli Scorpion AT Plus que equipam a Rebel, versão testada no off-road. Em momentos mais críticos, é possível optar pela tração com reduzida, disponível ao aperto de um botão no painel.

    Continua após a publicidade

    E embora o motor tenha ficado mais potente, a cabine continua bastante silenciosa. O barulho do motor invade o habitáculo de forma muito discreta apenas nas acelerações. No resto do tempo, dá para curtir o percurso com conforto, mesmo em trechos mais acidentados.

    Novidades no ano-modelo 2025
    O grande destaque é a nova motorização 2.2 Turbodiesel, que entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque. É uma versão mais eficiente, desenvolvida globalmente, mas preparada especificamente para as necessidades da América do Sul. Para acomodar o novo motor, a transmissão, os freios dianteiros, e o sistema de aspiração e exaustão de alta performance passaram por mudanças.

    A Rampage passa a ter uma quarta versão além da Rebel, de proposta off-road, da Laramie, mais sofisticada, e a R/T, de pegada esportiva. Trata-se da Big Horn, que chega para ser mais acessível, que mantém o acabamento luxuoso dentro da cabine, com a diferença que os bancos passam a ser de tecido e couro, mas abre mão de tecnologias de assistência ao condutor.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.