Novo SUV chinês ‘raiz’ quer enfrentar Jeep Wrangler e Land Rover Defender
Com visual quadradão, tração nas quatro rodas e bloqueio de diferenciais, o novo Tank 300, da GWM, quer cativar o público das trilhas com veículo robusto

Quem busca hoje um SUV parrudo para entrar na trilha tem algumas opções. Talvez a mais clássica seja o Jeep Wrangler, considerado sinônimo de “off-roader”. Há também opções mais luxuosas, como o Mercedes Classe G e o Land Rover Defender – mas ambos podem passar de R$ 1 milhão. Agora, um novo modelo chega ao mercado. Trata-se do Tank 300, da chinesa GWM, que vem com a proposta de unir robustez e sofisticação custando bem menos que seus concorrentes.
O Tank 300 inaugura a linha de SUVs off-road da empresa. Hoje, ela tem no mercado a linha Haval, de SUVs urbanos, e o hatch compacto Ora. Em breve, apresentará a linha Wey, de SUVs de luxo, e a Poer, marca de picapes que é líder na China.
Com um visual quadradão clássico inspirado em seus concorrentes, o Tank 300 tem tudo que se espera de um carro para entrar na trilha. Tem tração nas quatro rodas com reduzida, bloqueio de diferencial traseiro, dianteiro e central, câmeras por todos os lados, chassi reforçado, boa altura do solo (são 222 mm), e ângulos de ataque (32º) e saída (33º) agressivos. Tem um motor à gasolina 2.0 turbo com injeção direta acoplado um câmbio automático de nove velocidades e um motor elétrico. Juntos, fazem com que o jipão híbrido tenha 394 cv de potência e 750Nm de torque. Além disso, vem com uma série de tecnologias de assistência tanto no circuito urbano (Adas 2) quanto na trilha.
E o que isso significa na prática?
Viajamos a té a cidade de Brotas, no interior de São Paulo, para testar o Tank 300 no Raceville Speed Club, um complexo automobilístico com pista homologada pela FIA e circuito off-road.
Na terra, as assistências fazem com que até quem não tem tanto traquejo em trilhas consiga superar obstáculos. As câmeras por todos os lados criam uma imagem 3D do veículo e mostram até o que está embaixo. O recurso de chassi transparente, como é chamado, facilita a vida e mostra se há algum galho ou pedra. Há um assistente de descida em rampa que assume o controle do veículo e dos freios, exigindo apenas que o condutor fique com as mãos no volante. O piloto automático também assume em alguns trechos mais complexos.

Em obstáculos tradicionais dos circuitos off-road, como a caixa de ovos, a suspensão confortável absorve bastante os impactos, mesmo tendo sido calibrada para o mercado brasileiro, que prefere maior rigidez. Ele também encara inclinações de até 45 graus e pode entrar em lagos não tão profundos (até 700 mm), já que não vem com snorkel de série.
Por conta do motor elétrico combinado com o propulsor à combustão, o Tank 300 também anda bem na pista. Apesar de suas 2,6 toneladas, acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. E embora tenha um formato nada aerodinâmico, o sistema de controle de tração e estabilidade ajuda em curvas mais velozes. Não espere um comportamento esportivo de verdade, nem uma dinâmica de direção mais empolgante na pista. Mas dá para se divertir.
Em estradas de terra, fica claro o quanto ele é silencioso. A GWM quis caprichar no sistema de isolamento acústico, com vidro dianteiro duplo, borrachas de vedação triplas, cobertura antiruído no motor e um sistema de cancelamento de ruído que analisa o som do motor e gera frequências opostas para ampliar o silêncio. Mesmo em terreno acidentado, mal dá para escutar os sons externos. É quase silencioso demais.
A primeira impressão que fica é a de um veículo robusto e tecnológico para encarar as trilhas com tranquilidade, e versátil em viagens e no uso urbano por conta de seu requinte a bordo, com superfícies macias ao toque no painel e couro para todo lado.
Segundo a GWM, além dos concorrentes já mencionados, ele se posiciona também como rival de outros SUVs maiores, como o Toyota SW4 e o Pajero Sport – embora não tenha a terceira fileira de assentos e tenha um porte ligeiramente menor. A motorização híbrida plug-in, com autonomia de até 102 km no modo totalmente elétrico, é um diferencial.
O Tank 300 começa a ser vendido em toda a rede de concessionárias da GWM nesta sexta-feira, 4, por R$ 333 mil. O preço de lançamento será mantido até o dia 30 de abril. Depois, é bem provável que suba. Com esse valor, é o mais barato entre os concorrentes mencionados.
Além da compra nas concessionárias, será possível fechar negócio também de forma digital. Até o lançamento oficial, a GWM vendeu 250 unidades durante a pré-venda.
Como em outros veículos off-road do tipo, o lançamento do veículo será acompanhado de um pacote de acessórios. Serão 19 opções no lançamento e mais 11 itens nas próximas semanas. Vão desde bagageiros de teto até grades dianteiras e capôs diferentes, mais agressivos.
