Rita Lee faz 75 anos: as canções que marcaram a carreira da roqueira
A rainha do rock brasileiro, que faz aniversário no último dia do ano, influenciou diversas gerações de cantoras

A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, completa 75 anos neste sábado, 31 de dezembro, último dia do ano. Embora não goste do título – ela prefere “padroeira da liberdade”, como afirmou em entrevista recente – o fato é que a cantora revolucionou o rock brasileiro e até hoje é uma influência inquestionável para toda uma nova geração de roqueiras. Diagnosticada com um câncer de pulmão em maio de 2021, a cantora não se abalou, enfrentou a doença e afirma estar curada.
Rita foi homenageada neste ano no Grammy Latino com o prêmio Lifetime Achievement Award pelo conjunto de sua obra artística. O justo reconhecimento coroa um 2022 repleto de vitórias, inclusive com o anúncio da cura do tumor e que, com seu bom humor peculiar, foi batizado de Jair. No início deste ano, Rita lançou também mais um livro infantil: Dr. Alex & Vovó Ritinha: Uma Aventura no Espaço. Em julho, os Titãs gravaram um novo single, Caos, canção composta por ela e o marido, Roberto de Carvalho, em parceria com o filho, Beto Lee, atual guitarrista da banda.
Ao longo de quase 60 anos de carreira, Rita Lee, seja com os Mutantes, seja com a banda Tutti Frutti, ou em carreira solo, lançou canções que se transformaram em clássicos do rock nacional. A seguir relembramos os principais. Confira:
Ando Meio Desligado (1970)
Ovelha Negra (1975)
Agora Só Falta Você (1975)
Doce Vampiro (1979)
Mania de Você (1978)
Lança Perfume (1980)
Caso Sério (1980)
Erva Venenosa (2000)
Amor e Sexo (2003)
Change (2021)