Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99
Imagem Blog

O Som e a Fúria

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Pop, rock, jazz, black music ou MPB: tudo o que for notícia no mundo da música está na mira deste blog, para o bem ou para o mal

O impacto econômico do show de Madonna para o Rio de Janeiro

Cantora se apresentou para público de mais de 1,6 milhão de pessoas na noite de sábado, 4, e atraiu mais de 150.000 turistas à capital fluminense

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 15h03 - Publicado em 6 Maio 2024, 15h56

Pouco mais de um dia após a apresentação de Madonna nas areias de Copacabana, o governo do estado do Rio de Janeiro divulgou um levantamento dos frutos do evento para a economia local, concluindo que — com a chegada de mais de 150.000 turistas e um público de 1,6 milhão de espectadores — o show gerou mais de 300 milhões de reais em retorno para a esfera pública.

Apesar da maior parte das despesas ficarem a cargo dos patrocinadores Itaú e Heineken, a prefeitura do Rio e o governo haviam investido 10 milhões cada na iniciativa. O show entrou para o quinto lugar na lista de maiores públicos da história, e é agora dono do recorde feminino na categoria. O primeiro colocado permanece sendo Rod Stewart, que atraiu mais de 4,2 milhões de pessoas à praia de Copacabana na virada de ano entre 1994 e 1995. Além dos dois, Jorge Ben Jor e os Rolling Stones também figuram no top 10 por apresentações no mesmo local, tendo agregado 3 milhões e 1,5 milhão de pessoas em 1993 e 2006, respectivamente.

No palco, Madonna encerrou a turnê Celebration, pensada para honrar as quatro décadas de sua carreira. Cheia de energia, a cantora de 65 anos se apresentou por 2 horas e tocou mais de 20 hits entrelaçados por imagens de arquivo, toques teatrais e a narração de Bob The Drag Queen. Viajando dos anos 1980 a 2024, Madonna homenageou amigos e colegas perdidos durante a crise da Aids, passou por múltiplos gêneros, cantou versões repaginadas de Like a PrayerHung UpExpress Yourself e bailou com as popstars Anitta e Pabllo Vittar em dois momentos separados — sem largar mão da sensualidade e da provocação à moral, sua assinatura.

O prefeito Eduardo Paes utilizou sua conta na rede X, antigo Twitter, para anunciar que o êxito da iniciativa deve resultar em mais eventos gratuitos de grande porte, sempre durante o mês de maio. “Vai ter sempre alguém pra bater o recorde de público anterior, o Rio é desejado pelo mundo”, escreveu.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.