Se você já foi para a França sabe o drama que é entrar numa daquelas patisseries que existem a cada 200 metros em qualquer cidade, seja grande ou pequenina.
A variedade e a beleza dos doces expostos nas vitrines são capazes de seduzir até os não adeptos aos prazeres do açúcar.
Coloridos, elegantes e delicados, os doces franceses (não por acaso) são considerados os melhores do mundo. Também pudera… com a tradição culinária francesa não podia ser muito diferente.
De macarons a ecláirs, passando por madeleines e tarte tatins, as opções são muitas. E escolher um só é uma missão praticamente impossível.
Nunca fui muito fã de Mil Folhas, aquele doce que alterna camadas de massa e recheio, até a época em que minha irmã morou em Paris… Geralmente a massa acaba ficando meio empapada e mole por conta do creme e sempre ficava decepcionada ao experimentar um. Foi quando ela descobriu um lugar em que eles montam o doce na hora, de acordo com o seu pedido. Sério… é de chorar de tão bom.
Mas não sei dizer se este é meu doce francês preferido… é tão difícil escolher um só! Por isso fiz uma lista com dez (que também não foi uma tarefa fácil) das melhores sobremesas que você pode provar quando for à França e onde saboreá-las. Ah, dicas de outros lugares são sempre bem-vindas, heim!?
1. Macarons
Possivelmente o primeiro doce que vem à cabeça quando pensamos na França. Hoje eles estão por toda a parte e é possível achá-los inclusive no Brasil. Mas os daqui que me desculpem, mas os de lá são incomparáveis. De todas as cores e todos os sabores possíveis. Confesso que já provei vários e nunca encontrei tão bons quando os da Pierre Hermé… O meu sabor favorito é o mogador, que é feito de maracujá com um recheio de ganache de chocolate… (taí a prova, no tamanho GG, claro! 😉 )
Ingredientes principais: farinha de amêndoa, claras, açúcar
Onde encontrar: Pierre Hermé, 4 Rue Cambon, Paris (e outros endereços)
Site: www.pierreherme.com
2. Madeleines
Elas são como mini-bolos que se parecem com conchas. De sabor delicado, vão bem a qualquer hora: no café da manhã, como lanche ou sobremesa. Com um café expresso então são irresistíveis. Quanto mais delicadas, fofinhas e frescas, melhor!
Ingredientes principais: ovos, farinha, manteiga
Onde encontrar: Mesdemoiselles Madeleines, 37 Rue de Martyrs, Paris
Site: www.mllesmadeleines.com
3. Crème brûlée
Esta é outra sobremesa que se espalhou pelo mundo e hoje é comum achar no cardápio de quase todo restaurante. Super simples e super saborosa, impressiona pela casquinha crocante de açúcar queimado no topo que, além da doçura, contrasta com o creme. Hummm….
Principais ingredientes: leite, gemas, açúcar
Onde encontrar: Restaurant Paul Bocuse, 40 Quai de la Plage, Lyon
Site: www.bocuse.fr
4. Cannelés
Bolinho típico da região de Bordeaux, hoje pode ser encontrado em qualquer boa patisserie francesa. A casquinha, quase crocante, contrasta com o interior macio, com sabor de rum e baunilha. Assim como as madeleines, pode ser consumido a qualquer hora do dia.
Principais ingredientes: leite, açúcar, rum, farinha
Onde encontrar: Baillardran, 36 Place Gambetta, Bordeaux
Site: www.baillardran.com
5. Calissons
Demorei muito tempo até provar estes pequenos e belos docinhos típicos da Provence. Mas depois de experimentar um, não consigo mais ir à França e não comprar algumas caixinhas… Macios, com um sabor suave de amêndoa e uma casquinha crocante de açúcar são simplesmente irresistíveis. Impossível comer um só!
Principais ingredientes: farinha de amêndoa, claras, açúcar
Onde encontrar: Confisserie d’Entrecasteaux, 40 Impasse Emeri, Eguilles (Aix-en-Provence)
Site: www.calissons-entrecasteaux.com
6. Nougat
Apesar de não ser uma exclusividade francesa _há versões na Espanha (turrón), na Itália (torrone), em países árabes, entre outros_, este doce ficou famoso na França, especialmente na região de Montélimar. Na versão francesa ele é mais macio e é vendido tanto em patisseries como em feiras ao ar livre, por peso.
Principais ingredientes: açúcar, mel, claras, amêndoas e pistaches
Onde encontrar: L’artisan Nouhatier, 35 bd Marre Desmarais, Montélimar (Provence)
Site: www.lartisannougatier.net
7. Éclair
Talvez você não conheça por este nome, mas certamente já ouviu falar da bomba de chocolate ou creme, que nada mais é que a versão nacional da éclair. Antigamente era conhecida na França como “pão da duquesa”, foi apelidado mais tarde de éclair (relâmpago, em francês), pela velocidade com que é devorado. Os mais tradicionais são de creme, chocolate e café.
Ingredientes principais: ovos, farinha, açúcar
Onde encontrar: Maison Pradier, Passage des Jacobins – Place du Marché Saint Honoré, Paris (e outros endereços)
Site: www.maisonpradier.com
8. Pain au chocolat
Impossível não ir à França e resistir à tentação de comer um pain au chocolat, a versão “doce” do tradicional croissant. Mas é preciso ter cuidado, pois eles estão em todos os cantos e nem todos são bons. Eles podem ser engordurados demais, ter pouco recheio… O bom mesmo é aquele crocante, que desmancha na boca. Se estiver morninho então… socorro!
Principais ingredientes: farinha, manteiga, chocolate amargo
Onde encontrar: Boulangerie Pichard, 88 rue Cambronne, Paris
Site: www.facebook.com/Boulangerie-Pichard
9. Merengue
Um dos doces mais simples e ao mesmo tempo mais difíceis de se fazer. Conhecido no Brasil também como suspiro, é encontrado em vários tamanhos e sabores na França. Há até os mais sofisticados, com coberturas e outras firulas. Mas o importante é ser crocante por fora e ter um “puxa-puxa” no meio.
Ingredientes principais: claras, açúcar
Onde encontrar: Aus Merveilleux de Fred, 32 Rue Grenette, Lyon
Site: www.auxmerveilleux.com
10. Mille-feuille
Já contei lá no alto sobre minha experiência com este doce tão delicado francês. A versão tradicional, alterna camadas de creme de baunilha com fatias de massa folhada crocante. Hoje em dia porém, já há versões com recheio de praline, doce de leite e até de matcha.
Ingredientes principais: farinha, ovos, açúcar
Onde encontrar: Jacques Genin, 133 rue de Turenne, Paris
Site: www.jacquesgenin.fr