Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Modo Avião

Por Tatiana Cunha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

7 coisas que acontecem ao voar de executiva pela primeira vez

Comer com talheres de verdade, beber em taças de vidro, ter espaço de sobra e não ter que disputar o apoio de braço com o vizinho são alguns dos benefícios

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h48 - Publicado em 2 ago 2017, 14h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • coisas que acontecem a quem viaja de executiva pela primeira vez

    Sempre me surpreendo como nos acostumamos num piscar de olhos com as coisas boas da vida. Nossa adaptação a alguma coisa melhor do que aquela que estamos acostumados acontece de maneira quase natural. Já o contrário… bem, este geralmente é penoso.

    Em meus quase 30 anos de viagem, nunca paguei por um bilhete de executiva. Não porque eu não acho que valha a pena (o que é discutível), mas sim porque nunca pude mesmo.

    Mas, por conta do trabalho e das incontáveis viagens que sempre fiz, acabei ganhando também incontáveis upgrades em voos curtos e longos também. Sabe aquela história de que dinheiro atrai dinheiro? É meio assim com quem viaja frequentemente. Quanto mais voos, mais milhas, mais status, mais upgrades e claro, mais mordomias.

    Já não me lembro mais quando foi a primeira vez que meu cartão de embarque ficou vermelho na hora de entrar no avião e me disseram: “O voo está cheio e houve uma mudança no seu assento. Você ganhou um upgrade” (pausa para os emojis de festa Os dez destinos de viagem mais buscados no Google em 2018 Os dez destinos de viagem mais buscados no Google em 2018 Os dez destinos de viagem mais buscados no Google em 2018 Os dez destinos de viagem mais buscados no Google em 2018)

    coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

    Ah se todo mundo pudesse viajar de executiva… não haveria mais guerras, as pessoas seriam mais gentis umas com as outras e o mundo seria um lugar melhor.

    Continua após a publicidade

    Tá, não é para tanto, foi só uma brincadeira. Mas verdade seja dita, voar se torna uma experiência completamente diferente.

    Para quem não está acostumado, viajar de executiva pode ser um pouco intimidador. Muita mordomia, muitos botões, compartimentos à disposição, mesinhas escondidas. Fora que em cada companhia aérea é diferente. Eu confesso que demorei alguns _muitos_ upgrades para deixar de me sentir um peixe fora d’água.

    E, como falei antes, depois que me acostumei… hoje em dia entro com dor no coração no avião quando vejo aquelas poltronas que viram camas e os passageiros já bebericando champanhe enquanto a gente caminha para a econômica.

    Mas não me dou por vencida e sempre uso alguns truques para tentar um upgrade quando viajo. Afinal de contas já me acostumei com algumas destas coisas:

    Lounge da companhia aérea Qantas

    Continua após a publicidade

    1. Mimos em terra

    Se você já comprou o bilhete de executiva ou se ganhou um upgrade no momento de fazer o check-in no balcão do aeroporto, as mordomias começam ainda em terra. Nada de ficar esperando o voo no portão de embarque ou gastando uma fortuna para fazer um lanche antes de embarcar. Seu lugar é o lounge da empresa aérea que você está voando. Internet de graça, comes e bebes, poltronas mais confortáveis e, dependendo do lounge, pode até rolar uma massagem ou uma ducha. (Mas saiba que também dá pra ser VIP no aeroporto sem voar de executiva)

     

    2. Espaço

    Pra quem está acostumado com as intermináveis lutas de cotovelo pelo apoio de braço na econômica, voar de executiva vai ser uma experiência quase solitária. As poltronas (em geral) são amplas, há espaço sobrando no compartimento de bagagens e casacos e paletós são acomodados pelos comissários em um compartimento extra. Dá até para fazer alongamento na poltrona durante a viagem.

    coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

    3. Champanhe? Sim, claro

    Você mal sentou na sua poltrona gigante e ainda está tentando entender para o que serve cada botão e já surge um comissário com uma taça de champanhe numa bandeijinha para te oferecer. Não importa o país, a empresa aérea ou a hora do dia. E, como reza a lenda que comida e bebida no avião não conta, não recuse 😉 (Juízo, heim!)

     

    4. Cardápio

    Claro que o serviço varia de uma empresa para a outra, da duração do voo e do tipo de aeronave. Mas em geral os passageiros da executiva recebem um menu para as refeições principais onde podem escolher entrada, prato principal e sobremesa. Nada de “frango ou pasta” aqui… Lembro até hoje minha surpresa quando ganhei um upgrade da Air France e na hora da sobremesa os comissários passaram com um carrinho cheio de guloseimas da Fauchon pra eu escolher. Ó dúvida cruel!

    Continua após a publicidade

    coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

    5. Talheres e copos de verdade

    Sim, o 11 de Setembro obrigou a todos nós, passageiros da econômica, a comer com talheres de plástico e beber vinho em copos do mesmo material. Mas não na executiva, meu amor! Lá os comissários forram a mesinha com guardanapos de pano (que aliás é o lugar mais sujo do avião), servem bebidas em taças de vidro, café em xícaras de porcelana e os talheres são de verdade! Ah, os pequenos prazeres desta vida…

     

    6. Dormir ou não dormir?

    Eis a questão… Sim, a poltrona em geral é maravilhosa e praticamente vira uma cama (algumas são melhores que a minha, pra falar a verdade, com mostrei neste post sobre cabines de primeira classe). Mas com tantas coisas para aproveitar, tantas novidades e praticamente um cinema particular na sua frente, sempre rola a dúvida: durmo ou não durmo? Bem, se você tiver que trabalhar quando desembarcar, durma. Caso contrário, aproveite!

    coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

    7. Mimos no ar

    Tá bom, eu vou confessar, mas abafa o caso… eu sou a louca da necessaire de avião. Tenho dezenas em casa, juro. Algumas nem foram abertas. Não sei bem explicar meu fascínio por elas, mas amo, peço pros amigos, guardo, enfim… Mas enquanto na econômica hoje em dia elas são uma raridade, na executiva (e na primeira, óbvio) elas estão cada vez mais luxuosas. As empresas aéreas têm feito parcerias com marcas famosas e todos saem ganhando. A última que eu ganhei, da Delta, é uma caixinha dura da Tumi, recheada com tudo aquilo que a gente gosta: meias, protetor de ouvido, máscara para dormir, hidratante para o corpo e para os lábios, kit de higiene pessoal entre outros mimos. E esse da Asiana (foto) que vem até com um ursinho de pelúcia? #quero

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.