A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta quarta-feira a participação do escritor franco-congolês Alain Mabanckou na edição deste ano do evento, que acontece entre os dias 25 e 29 de julho.
O autor que dá aulas sobre escrita criativa na Universidade da Califórnia, a UCLA, possui dois livros publicados no Brasil: o romance Memórias de um Porco-Espinho e o infantil Irmã-Estrela.
A editora Malê, responsável pela publicação dos dois títulos, ainda prepara o lançamento de mais uma obra: Verre Cassé, um romance bem humorado que conta a história de um professor congolês e os clientes de um bar frequentado por ele.
Mabanckou nasceu em Brazavile, capital da República do Congo, em 1966 e se formou em Letras e Filosofia no país. Aos 22 anos, foi morar ma França, com uma bolsa de estudos para cursar direito. Aos 25 anos, publicou a sua primeira coletânea de poemas e, no final dos anos 1990, publicou seu primeiro romance, Bleu-Blanc-Rouge.
De acordo com o comunicado divulgado pela Flip, o escritor falará durante o evento sobre as suas histórias, que combinam tradições literárias da África, da Europa e da América.