Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Sites inventam que Lula culpa Moro por saúde de Marisa Letícia

Notícias falsas com títulos polêmicos e mentirosos distorcem conteúdo de reportagem publicada pelo 'UOL' nesta semana

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 20h07 - Publicado em 3 fev 2017, 17h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico sofrido por Marisa Letícia Lula da Silva, que levou a ex-primeira-dama a um quadro irreversível de ausência de fluxo cerebral na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, lamentavelmente não foi poupado de ser assunto de manchetes falsas na internet.

    Publicidade

    Publicada em sites simpáticos ou não ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a maioria das notícias mentirosas sobre o tema inventa que o petista culpa o juiz federal Sergio Moro e a Operação Lava Jato pelo estado de saúde de sua mulher.

    Publicidade

    “’Marisa morreu, por culpa de Sérgio Moro’, Afirma Lula”, obra de ficção publicada pelo site Colégio Eleitoral e assinada por um tal Marvyn Dias, foi compartilhada por nada menos que 42.600 pessoas no Facebook.

    Felizmente, outras lorotas “noticiando” a suposta reação de Lula repercutiram menos na internet e em grupos de WhatsApp. São os casos de “Lula culpa Sérgio Moro e a Lava Jato por AVC de sua mulher, Marisa Letícia. Estava demorando”, do site Imprensa Viva, e “Lula afirma que Marisa morreu por culpa da pressão do povo e de Sérgio Moro”, do Libertar.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em todos estes casos, abaixo dos títulos mentirosos, os autores das notícias falsas replicam e distorcem declarações de Lula publicadas em uma reportagem publicada pelo UOL na última terça-feira. “Eu acho que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”, disse o ex-presidente em um encontro com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens.

    Também há casos em que os embustes são ainda mais surreais. É o caso do notório Saúde, Vida e Família, que publicou “Lula desmaia e vai parar no hospital, após receber noticia de morte de Dona Marisa!!!”.

    Publicidade

    À parte a mentira de que Lula sofreu um desmaio, a morte cerebral da ex-primeira-dama não foi confirmada pelo Sírio-Libanês. Ontem, o hospital divulgou um boletim em que informa que um exame havia constatado ausência de fluxo cerebral em Marisa e que a família já havia autorizado o início dos trâmites para a doação de órgãos.

    De acordo com resolução do conselho de medicina, a morte cerebral de um paciente só pode ser decretada por mais de um médico e após a realização de exames que mostrem que não há mais nenhum reflexo cerebral nem capacidade de respirar por conta própria.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Conforme o perfil do ex-presidente Lula no Facebook publicou na madrugada de hoje, Marisa Letícia passa nesta sexta-feira por dois exames para comprovar a ocorrência de morte cerebral. O primeiro procedimento aconteceu às 12h, e o segundo está previsto para as 18h.

     

    Publicidade

    Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.