Na onda de notícias falsas que sucede o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, viralizou no Facebook nesta semana uma postagem segundo a qual “o comandante do Exército já tá de paletó! E mandou um recado que os brasileiros querem ouvir”.
O vídeo com críticas à classe política, falsamente atribuído ao general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, foi compartilhado nada menos que 844.623 vezes a partir do perfil de uma usuária na rede social desde o último dia 17 de fevereiro.
O homem que aparece no vídeo crítico à classe política brasileira, no entanto, não é Villas Bôas, tampouco o interventor da segurança pública fluminense, general Walter Braga Netto, mas o historiador e comentarista político Marco Antonio Villa. O comentário de Villa, reproduzido no Facebook como se fosse uma fala do comandante do Exército, foi feito no Jornal da Cultura no dia 15 de novembro de 2017. Veja abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=TClUQC0MQ38&t=19s
Embora haja alguma semelhança entre os sobrenomes de Marco Antonio Villa e Eduardo Villas Bôas, a imagem abaixo mostra que, fisicamente, não há como se confundir:
Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.