Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Sai a primeira pesquisa do segundo turno sobre Lula x Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 11h08 - Publicado em 5 out 2022, 18h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (COMBO) This combination of pictures created on October 5, 2022 shows former President (2003-2010) Luiz Inacio Lula da Silva (L) attending the launching of his government program guidelines for the October elections, in Sao Paulo, Brazil, on June 21, 2022, and Brazilian President Jair Bolsonaro gesturing during the launching of the Alliance for Volunteering aid program at Planalto Palace in Brasilia, on November 9, 2020. - Brazil's bitterly divisive presidential election will be decided in a runoff on October 30 as incumbent Jair Bolsonaro beat first-round expectations to finish a closer-than-expected second to front-runner Luiz Inacio Lula da Silva in the October 2 first round. (Photo by Nelson ALMEIDA and EVARISTO SA / AFP)
    Lula e Jair Bolsonaro - (Nelson Almeida/Evaristo Sa/AFP)

    Após os erros cometidos pelos institutos de pesquisas em relação ao resultado da disputa presidencial no dia 2 de outubro, saiu a nova rodada da Ipec – o primeiro levantamento a ser divulgado no segundo turno.

    No caso desse instituto, o antigo Ibope, o erro foi de seis pontos percentuais a menos em relação aos votos que Jair Bolsonaro realmente teve. Ou seja, bem fora da margem de erro.

    A primeira pesquisa de 2º Turno, contudo, mostra Lula com 51% e Jair Bolsonaro com 43% das intenções de votos. Em relação aos votos válidos, o petista tem 55% e o líder da extrema-direita aparece com 45%.

    Partindo do pressuposto de que a metodologia foi corrigida, e que é mais fácil captar o humor do eleitorado quando existem apenas dois candidatos, é importante lembrar um fato: historicamente, a primeira pesquisa é fulminante no sentido de mostrar a tendência do eleitorado.

    E por que é assim?

    Continua após a publicidade

    Porque, dado que saíram todos os outros candidatos, existe uma clareza maior sobre qual é o real desejo da maioria do eleitorado.

    Em geral, quem sai na frente no segundo turno das eleições presidenciais abre uma dianteira maior depois. No início, os dois ganham, obviamente, mais eleitorado. Mas quem está à frente, com o tempo, normalmente abre mais. Por isso, esse resultado da pesquisa é importantíssimo para Lula.

    Houve uma única exceção desde a redemocratização, quando a disputa ficou entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, em 2014. Naquela ocasião, não houve a abertura de uma dianteira muito grande. Ao contrário. Mas, ainda assim, quem passou em primeiro  lugar no primeiro turno… venceu.

    A coluna vai provar isso por A + B a seguir:

    Continua após a publicidade

    –  Em 2006, Lula teve 48,6% dos votos no primeiro turno contra 41,6% de Geraldo Alckmin. Na primeira pesquisa do segundo turno, o petista apareceu com 50% das intenções ante 43% do ex-tucano.

    – Em 2010, Dilma teve 46,9% dos votos no primeiro turno contra 32% de José Serra. Na primeira pesquisa do segundo turno, a petista apareceu com 54% das intenções ante 46% do tucano.

    – Em 2014, Dilma teve 41,4% dos votos válidos no primeiro turno contra 33% de Aécio Neves. Na primeira pesquisa do segundo turno, a petista apareceu com 49% das intenções ante 51% do tucano.

    – Em 2018, Jair Bolsonaro teve 46% dos votos no primeiro turno contra 36% de Fernando Haddad. Na primeira pesquisa do segundo turno, o líder da extrema-direita apareceu com 58% das intenções ante 42% do petista.

    Continua após a publicidade

    Bem-vindo ao segundo turno, eleitor.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.