Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Pesquisa revela o fator decisivo para Bolsonaro voltar a crescer

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2022, 11h36 - Publicado em 10 ago 2022, 10h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nem as convicções, nem a opinião de amigos ou o posicionamento de celebridades. O que realmente influencia na decisão de voto dos brasileiros é a situação econômica do país – fato sempre lembrado por importantes cientistas políticos.

    Segundo a última rodada BTG/FSB, 43% dos entrevistados afirmam que a situação econômica é o fator que mais influencia em seu voto. Em seguida, 28% disseram que a posição do candidato em temas importantes é o fator de maior influência. As opiniões de amigos e familiares foram citadas por apenas 5% e o posicionamento de artistas ficou em 0%.

    Levando em consideração as últimas jogadas de Jair Bolsonaro, inclusive aquele que feriu a legislação com a ajuda do Congresso  – abrindo uma péssima brecha para as futuras eleições – , a equipe do presidente já está fazendo essa leitura há algum tempo.

    Medidas econômicas como o aumento do Auxílio Brasil e o benefício pago aos caminhoneiros são alguns exemplos do que o governo fez para melhorar a percepção dos brasileiros, em especial os mais pobres, em relação à economia.

    Uma diferença importante foi mapeada pela pesquisa desta segunda, 8, entre os brasileiros que votam em Bolsonaro e os que votam em Lula.

    Continua após a publicidade

    89% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que estão vivendo um bom momento econômico. Entre os eleitores de Lula, esse índice é de apenas 5%.

    Em contrapartida, 60% dos que votam no petista dizem que estão em crise e com dificuldade de superar o momento. Entre os eleitores de Bolsonaro, esse índice é de apenas 7%.

    Enquanto Lula deveria olhar para os eleitores de Ciro, uma das únicas chances do atual presidente puxar votos de seu principal adversário é dar aos eleitores a sensação de que a economia está melhor, o que pode explicar o desespero da equipe econômica e a expectativa por uma melhora significativa na trajetória de crescimento de Bolsonaro a partir de agosto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.