Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Os maiores problemas eleitorais de Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 jan 2022, 08h46 - Publicado em 20 jan 2022, 08h45

O ano eleitoral começou difícil para os principais candidatos à Presidência da República.

O ex-presidente Lula, líder isolado nas pesquisas, enfrenta resistências dentro do PT por causa de sua aproximação com Geraldo Alckmin. Um abaixo-assinado reúne assinaturas contra uma chapa com Lula como candidato principal e Alckmin como vice.

Se insistir na ideia, o petista terá que convencer seus aliados de que a chapa aumenta suas chances de vitória.

O presidente Jair Bolsonaro também tem enfrentado resistência de aliados à sua aproximação com o Centrão. Durante uma live realizada na segunda, 17, os ex-ministros de Bolsonaro Abraham Weintraub e Ernesto Araújo criticaram a aliança do atual governo com políticos do chamado Centrão.

“Um grande obstáculo que nós conservadores estamos passando, sendo atacados continuamente, e substituídos por essa turma do centrão que você citou”, disse Weintraub.

Continua após a publicidade

Já o ex-ministro das Relações Exteriores disse que foi impedido de trabalhar. “E o que aconteceu quando o centrão começou a dominar o governo e pautar [a gestão]? Fui cada vez mais isolado e tirado da capacidade de levar adiante essa política externa transformadora”, afirmou Araújo.

A situação para Sérgio Moro também não está fácil. Filiado ao Podemos, o ex-juiz tem tido dificuldades em ganhar força nos estados e pode se filiar ao União Brasil, partido formado pela fusão entre DEM e PSL, para se candidatar à presidência.

Outro presidenciável que enfrenta problemas é Ciro Gomes (PDT). É cada vez mais distante a possibilidade de que ele consiga o apoio da Rede. Uma ala importante da sigla defende diálogo com o PT e, nesse caso, não haveria apoio a Ciro.

Não está fácil para ninguém…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.