Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Os 5 erros que o PT e Lula vão ter que enfrentar com urgência

Partido prepara mea-culpa sobre Dilma, mas Mantega que será o responsável pelo texto...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 fev 2022, 12h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Que o PT não é bom de autocrítica todo mundo sabe. E que o PT é bom de estratégia política, todo mundo sabe também.

    Diante desses dois fatos, é acertada a decisão do partido de antecipar a discussão sobre os muitos erros cometidos pelo governo Dilma Rousseff, na política econômica.

    Como informaram Cátia Seabra e Victoria Azevedo, a ideia da cúpula do PT é a de se vacinar contra críticas à gestão, que levaram o país a uma das maiores recessões da história do Brasil.

    Vacina esta, claro, contra Jair Bolsonaro, que não gosta de imunizantes, e que tentará explorar justamente este flanco para tentar vencer Lula, o que hoje é improvável.

    Se a busca é por antecipar o debate que deverá marcar a corrida presidencial, não custa lembrar o PT de alguns – apenas alguns – dos muitos erros cometidas por Dilma e sua equipe econômica:

    Continua após a publicidade

    1 – A contabilidade criativa, também chamada de pedalada. Através dela, o governo abria espaços artificiais de gastos no orçamento. Isso levou o país do superávit primário ao déficit, elevou também a dívida e provocou a perda do grau de investimento.

    2 – Ampliação das desonerações de impostos para setores, e aumento dos setores beneficiados, o que elevou muito o gasto público e beneficiou empresas e empresários, numa transferência de renda para os ricos.

    3 – O uso do BNDES para financiar com juros de “mãe para filho” empresários como Joesley Batista, ou na linguagem de esquerda, favorecendo a acumulação de capital na elite.

    Continua após a publicidade

    4 – Subsídios bilionários nos preços dos combustíveis, que levaram a Petrobras a ter seguidos prejuízos.

    5 – Intervenção desastrada no setor elétrico, pela MP 579, que desestabilizou financeiramente as empresas, reduziu preço de energia, e depois estourou num tarifaço em 2015.

    Tudo isso resultou numa crise dupla. A inflação disparou, e chegou a dois dígitos, e o PIB caiu 3,5% em 2015 e mais 3,5% em 2016, ano em que ele foi afastada. Os juros foram elevados a 14,25% para tentar combater a alta de preços.

    Continua após a publicidade

    Guido Mantega, ministro da Fazenda de 2006 a 2014, foi escalado por Lula para fazer um documento que defenderá a gestão petista, mas também reconhecerá equívocos.

    Não é, nem de longe, a melhor pessoa. Foi ele que plantou os desequilíbrios que a ex-presidente tentou consertar no seu segundo mandato e não conseguiu.

    Ou seja, obviamente a autocrítica conterá narrativas políticas, como tudo o que PT faz, mas seria bom que a honestidade sobre os erros prevalecesse desta vez.

    Seria até uma estratégia inteligente reconhecer os erros. Isso mostraria que os equívocos não vão se repetir. Mas certamente tudo o que acontecerá é admitir um ou outro erro – o das desonerações de impostos por exemplo – e jogar a culpa dos problemas no “golpe”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.