Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O que o governo Lula realmente pensa sobre Arthur Lira

Ou… acabou de vez a paz entre o Executivo e o presidente da Câmara?

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 Maio 2024, 00h08 - Publicado em 2 jun 2023, 15h41

Aliviados com a aprovação da PEC da Esplanada dos Ministérios, integrantes do governo Lula avaliaram à coluna que têm uma relação muito mais equilibrada com o Senado do que com a Câmara dos Deputados. 

Ao contrário de Rodrigo Pacheco, Arthur Lira é visto como um fator desestabilizador, confirmando que o presidente do Senado é descrito de forma bem diferente do presidente da Câmara.

Lira manteve, nesta semana, as críticas à articulação política do governo, afirmou que Lula não tem base e propagandeou uma falácia de que não há pedidos sendo feitos ao governo em troca de votos no plenário.

Sabemos que não é bem assim. Brasília nunca funcionou assim.

Para esses integrantes do governo, contudo, a situação está piorando. O presidente da Câmara “teria sequestrado” a base através da forma como preside a Casa.

Continua após a publicidade

Desde a época do orçamento secreto, sabe-se no legislativo – e no Executivo e Judiciário também – o tamanho do poder de Lira. E que a maioria do parlamento está muito dependente dele, inclusive os partidos mais ideológicos ou os mais próximos do governo.

Lira organizou, controlou e liberou não só o orçamento secreto enquanto ele existia, como suas sobras após ele deixar de existir. Além disso, criou-se uma cultura na Câmara de não se levantar a voz com Lira porque a consequência pode ser até a de perder o lugar para sentar.

Mas, a pergunta permanece… como Lira mantém tanto poder sem essa forma de distribuição de verbas que foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal? Por que ainda ele tem tantos votos?

Continua após a publicidade

Segundo esses governistas, por conta da possibilidade do retorno de algo semelhante ao orçamento secreto (que se daria através de várias canais) – como outros tipos de emendas, mesmo as diferentes daquelas conhecidas como “emendas do relator”.

O objetivo do presidente da Câmara é o de que se tenha mais recursos administrados pelo parlamento, pelo Congresso – ou seja, por ele mesmo, Arthur Lira. 

Isso, repito, da perspectiva de quem está no governo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.