Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O primeiro passo para tirar Maduro do poder na Venezuela

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h16 - Publicado em 30 out 2023, 09h30

A eleição primária na Venezuela – com a vitória da liberal María Corina Machado na semana passada – foi um primeiro passo importantíssimo para a derrubada do regime chavista e a busca pela redemocratização do país.

Isso quer dizer que vai acontecer? Depende. De muitas coisas. Mas o primeiro desafio foi vencido.

A tarefa de fazer as primárias – bem antes de a eleição presidencial de 2024 – representou um grande desafio não só pelas limitações financeiras na realização da consulta, mas também pelo agravamento dos desentendimentos entre as diferentes facções da oposição venezuelana.

Essa é a descrição do jornalista Juan Manual Trak sobre as últimas semanas, nas quais se pretende escolher um único candidato para a oposição venezuelana.

Mas a questão fundamental é a de “resgatar o valor do voto, oferecendo uma oportunidade para chegar a um acordo sobre um ‘projeto básico comum de democratização”. Isso quem falou foi a professora de ciência política Maria Puerta Riera.

Continua após a publicidade

E, claro, é o mais importante.

A professora ainda explica que os partidos de oposição e a sociedade civil têm uma tarefa de dimensões complexas e sob constante “ameaça do setor oficial”.

É verdade, o regime mantido por Nicolas Maduro tem o controle e fará de tudo para evitar a redemocratização do país. Mas um primeiro passo – e importante – já foi dado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.