Assine VEJA por R$2,00/semana
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa mostra qual ideia de Lula deu certo

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 jun 2023, 15h02 - Publicado em 21 jun 2023, 08h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 21, revela que o “investimento” de Lula – e de seu governo – na classe média está dando certo. 

    Publicidade

    A aprovação do trabalho do presidente cresceu 5 pontos percentuais entre abril e junho – de 51% para 56% – enquanto aqueles que desaprovam a atuação do petista oscilaram de 42% para 40%.

    Publicidade

    A avaliação de Lula melhorou em quatro das cinco regiões brasileiras, entre homens e mulheres, católicos e evangélicos, pessoas de todas as raças e cores e entre as mais diferentes rendas familiares.

    Não é pouca coisa.

    Publicidade

    O petista viu sua imagem melhorar até entre eleitores de Jair Bolsonaro. “Embora essa melhora tenha acontecido em todos os estratos sociais, chama atenção a melhora entre eleitores de Bolsonaro. Nesse segmento, a aprovação passou de 14% para 22%”, explicou Felipe Nunes, cientista político responsável pelo levantamento.

    Continua após a publicidade

    O principal fator para tamanha melhora da percepção da população vem da economia e de programas do governo voltados justamente para a classe média.

    Publicidade

    O programa de venda de “carros populares”, com a isenção dada a montadoras para baixar o preço, é aprovado por 76%, por exemplo. Outra ação do governo, o Desenrola, que renegocia dívidas para limpar o nome daqueles que estão no Serasa, é bem visto por 73%.

    Fato é que Lula recuperou uma parte de sua popularidade. Só não está mais bem avaliado neste momento do governo que ele mesmo, Fernando Henrique e Dilma em seus primeiros mandatos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.