Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa dá a arma que Bolsonaro tanto queria

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 12h28 - Publicado em 27 jun 2022, 11h32

Nas últimas pesquisas, Jair Bolsonaro diminuiu exatamente dois pontos percentuais da sólida dianteira que Lula vem mantendo na corrida eleitoral de 2002.

Dois pontos não são nada, a diferença ainda está dentro da margem de erro, mas o Palácio do Planalto decidiu usar este incerto material para incentivar seus aliados a não jogarem a toalha.

Na estratégia governista, a 97 dias das eleições, a ideia é tentar manter a base coesa e repetir como “mantra” de que há muita estrada pela frente antes do primeiro turno, no dia 2 de outubro.

Da goleada que vem sofrendo nas últimas pesquisas, Bolsonaro acordou nesta segunda, 27, com a notícia de que a nova rodada da Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, mostra um cenário 43% para Lula e 33% para o presidente da República.

Continua após a publicidade

Os dois oscilaram na margem de erro – Lula 1 ponto para baixo, Bolsonaro 1 ponto para cima – levando uma diferença que era de 12 a cair para 10.

Como mostrou a coluna na semana passada, Lula tem 47% contra 28% do atual presidente, segundo a última rodada do DataFolha. Ou seja, 19 pontos percentuais de vantagem. Em maio, a diferença era ainda maior – de 21 pontos. Mas caiu justamente dois pontos.

Entre os institutos FSB e DataFolha, um aponta uma eleição em dois turnos – Lula com 4 pontos a menos que a soma de todos os outros outros candidatos – outro mostra vitória em primeiro turno, com Lula vencendo os outros adversários pela mesma diferença.

Continua após a publicidade

Não se deve esperar que os institutos vejam a mesma coisa o tempo todo, já que os métodos de coleta e amostragem são diferentes, e o tamanho das amostras também varia, como explicou a coluna.

Mas, mesmo com o momento muito desfavorável, o governo de extrema-direita usará, como esperado, as pesquisas que mostram os cenários favoráveis para manter não só a base, como também a esperança na militância.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.