
Ao aceitar a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito das fakenews, o ministro Alexandre de Moraes encurralou o presidente da República em relação ao seus ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
A decisão do magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) lista uma série de propagações de notícias falsas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas, além de suas ameaças à realização das eleições em 2022.
A investigação, como já anotou o próprio Moraes, pode levar à solidificação de um crime de responsabilidade cometido pelo presidente da República. Como sabemos, isso gera impeachment.
A decisão de Moraes se soma à abertura de investigação administrativa contra Bolsonaro pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, revelada pela coluna nesta semana.
Essa investigação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é do ponto de vista eleitoral, apenas, mas pode acarretar em impugnação de registro ou inelegibilidade do presidente.
Ou seja, se correr o bicho pega. Se ficar, o bicho come. Agora a bola está com Bolsonaro. Se o presidente continuar a atacar as urnas, o sistema eleitoral ou as eleições de 2022, o recado está claro: ele pode ficar de fora dela.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.