Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Datafolha traz contorno dramático para embate de Lula e Bolsonaro na Globo

A noite será decisiva para a eleição

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2022, 11h22 - Publicado em 29 set 2022, 19h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bolsonaro e Lula em entrevistas ao Jornal Nacional
    Bolsonaro e Lula: cinco ações no TSE (Reprodução/TV Globo)

    A nova rodada Datafolha divulgada nesta quinta, 29, deu ênfase aos votos válidos dos candidatos a apenas 3 dias do primeiro turno e mostrou um cenário de estabilidade que já vem se desenhando ao longo das últimas semanas.

    Os números tornam o debate  da Rede Globo desta noite, o último antes do dia 02 de outubro, ainda mais decisivo.

    O ex-presidente Lula permanece na liderança e manteve os 50% dos votos válidos que já tinha na pesquisa anterior. Com esse índice, não é possível afirmar que o petista vai vencer a disputa no primeiro turno. Mas não se pode esquecer duas coisas: 1 – a tendência de crescimento e; 2 – outras pesquisas como Ipec e Quaest dão 53% e 50,5% dos válidos, respectivamente.

    Mas, voltando ao DataFolha e diante  dessa estabilidade, a postura do petista no confronto de hoje vai ser decisiva e pode lhe render votos preciosos para alcançar o sonho da vitória já na primeira etapa da disputa.

    Lula jogará pelo empate e está mais preparado do que nunca para enfrentar perguntas sobre corrupção, por exemplo, que o nocautearam no debate da Band.

    Continua após a publicidade

    Já o presidente Jair Bolsonaro ganhou um ponto percentual e saiu de 35% para 36% dos votos válidos. O crescimento está dentro da margem de erro, mas pode motivar o presidente a intensificar sua estratégia de vale-tudo para tentar conquistar alguns votos e levar a disputa para o segundo turno.

    Ciro Gomes perdeu um ponto e foi de 7% para 6% dos votos válidos. Simone Tebet manteve os 5% que já tinha registrado antes.

    Apesar da estabilidade nesse cenário, Lula vem recuperando terreno num momento crucial da disputa. O petista chegou a ter 54% dos votos válidos no mês de maio. Depois disso, caiu para 48% e reiniciou a subida, chegando aos atuais 50%.

    O sinal é positivo para a campanha de Lula porque significa que ele está mantendo a trajetória de crescimento, mesmo que ela seja pequena, às vésperas da eleição.

    Continua após a publicidade

    No cenário geral, considerando os votos totais, Lula e Bolsonaro ganharam um ponto cada um. O petista saiu de 47% para 48% dos votos e o atual presidente subiu de 33% para 34%.

    Um movimento importante foi a queda de Ciro Gomes, de 7% para 6% dos votos, indicando que a campanha do voto útil adotada pelo PT pode estar funcionando e deve aumentar até domingo. Nesse cenário, Tebet manteve 5% dos votos.

    A rejeição aos dois principais candidatos se manteve a mesma do levantamento anterior: Bolsonaro é rejeitado por 52% dos eleitores e Lula por 39%.

    Por isso tudo, o debate que será transmitido pela TV Globo na noite de hoje ganha contornos dramáticos a 3 dias do primeiro turno.

    Continua após a publicidade

    De um lado, Lula entra sabendo que está a um passo de vencer a disputa no domingo e precisa moderar bem a sua estratégia. Do outro, Bolsonaro sabe que precisa ir para o “tudo ou nada” se quiser ter alguma chance de esticar a disputa.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.