Enquanto uma parte dos eleitores de todos os candidatos, inclusive os de Lula, migrariam para Jair Bolsonaro como segunda opção de voto, nenhum – rigorosamente nenhum – apoiador de Simone Tebet escolheria o atual presidente.
É o que informa pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 30.
Sempre que faz uma nova rodada, o instituto pergunta aos entrevistados qual seria o segundo nome que eles escolheriam. A pergunta feita desta vez foi: “se não votar no seu candidato, em quem vai votar?”
Entre os eleitores de Tebet, que finalmente atingiu 2% de intenção de votos no Datafolha, 33% dizem que votariam em Lula se não votassem na emedebista. Outros 27% migrariam para o Ciro, 4% para – vejam vocês leitores – Vera Lúcia, mas ninguém escolheu Bolsonaro.
É um dado curioso porque, viabilizada como a candidata da chamada “terceira via”, Simone é do MDB, um partido que pode ser definido, no espectro político, como centro ou centro-direita.
Seus eleitores, contudo, preferem até a Vera Lúcia, do PSTU, que é anticapitalista e chega a fazer oposição de esquerda a governos do PT nos estados e municípios, mas não aceitam a opção da extrema-direita que é liderada pelo atual presidente.
Entre os eleitores de André Janones, outro integrante do pelotão que aparece nas últimas posições, por exemplo, 37% querem Lula como uma segunda opção. Outros 23% migrariam para Bolsonaro e 4% iriam para Ciro.
Até 19% dos eleitores de Lula escolheriam Jair Bolsonaro se não votassem no petista. Mas os eleitores de Tebet seguem firmes, certos de que nunca escolheriam o atual presidente.