Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Como as novas pesquisas devem esquentar o embate Lula x Bolsonaro

Ou… Todos os olhos voltados para os levantamentos

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2022, 11h40 - Publicado em 15 ago 2022, 13h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bolsonaro e Lula
     (Cristiano Mariz/VEJA e Ricardo Stuckert/Reprodução)

    Em meio à sinalização da nova rodada do Instituto FSB que apontou, nesta segunda-feira, 15, um bom momento para o ex-presidente Lula após uma semana em que o petista tinha visto sua vantagem cair em todos os levantamentos, a semana se inicia com grande expectativa em todas as campanhas e, também, no país.

    Serão mais três pesquisas, mas vindo de levantamentos respeitados e que fazem pesquisa presencial, ao contrário do Instituto FSB, o que costuma trazer mais precisão aos números – ao menos, na opinião de reconhecidos cientistas políticos.

    O Ipec, que será divulgado no início da noite de hoje, promete esquentar a disputa. Apesar de não ”sair” há muito tempo, o Instituto tem uma metodologia conhecida – testada em inúmeras eleições brasileiras – e carrega a credibilidade do Ibope.

    O Datafolha também será divulgado nesta semana e é muito aguardada porque deu o quadro mais favorável a Lula nas pesquisas divulgadas na mesma época – mesmo que a vantagem de Lula para Jair Bolsonaro tenha caído dentro da margem de erro nos últimos dois levantamentos.

    Continua após a publicidade

    Essa semana ainda tem a divulgação da nova Genial/Quaest, instituto que começou a mostrar uma forte recuperação do atual presidente em dois estados chaves – São Paulo e Minas Gerais – na semana passada. Em um empate técnico. Em outro, uma queda para nove pontos, que antes era de 18.

    Isso tudo na semana em que – agora – pode-se declarar votos, o que já começou a pipocar nas redes sociais, mas que também autoriza comícios e distribuição de material gráfico.

    Bem-vindos, leitores, às eleições de 2022.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.