Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Alexandre de Moraes faz golaço até depois do jogo

Ministro reafirma sua importância para a democracia

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 nov 2022, 18h30 - Publicado em 3 nov 2022, 17h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As eleições acabaram, a democracia venceu, mas o trabalho de Alexandre de Moraes continua sendo fundamental para o país.

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em meio ao pleito mais violento da história não esmoreceu e manteve a posição firme na defesa da democracia e das instituições.

    Mesmo após o fim do jogo com o resultado favorável a Lula, Moraes continua tomando decisões acertadas e deixando claro que não vai tolerar ilegalidades.

    Nesta quinta, 3, o presidente do TSE foi contundente ao criticar as manifestações ilícitas de bolsonaristas bloqueando rodovias pelo Brasil.

    “Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis apurados e responsabilizados sob a pena da lei. A democracia venceu novamente no Brasil”, declarou.

    Continua após a publicidade

    De forma objetiva e precisa, Moraes deu nome ao que está acontecendo: manifestações criminosas e antidemocráticas. Contra essas questões, não haverá meio-termo, mas a punição dura da lei.

    “Aqueles que criminosamente não estão aceitando e que estão criminosamente estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos e as responsabilidades serão apuradas.”

    Essa é apenas mais uma atitude acertada de Moraes. Nos últimos meses, esta coluna tem acompanhado o trabalho do ministro e registrou diversos acertos dele mesmo em meio ao cenário turbulento no país.

    Continua após a publicidade

    Moraes teve coragem de dar o “remédio amargo” ao autorizar busca e apreensão em endereços de empresários bolsonaristas e, mesmo quando desbloqueou as contas bancárias, deixou um recado de que a investigação seria feita.

    Ele também acertou ao suspender investigações contra institutos de pesquisa que foram claramente encomendadas pelo atual governo e foi fundamental no episódio absurdo envolvendo Roberto Jefferson.

    Os últimos meses mostraram a dimensão do trabalho de Alexandre de Moraes e a importância dele para o país. Enquanto o presidente se recusa a acalmar os ânimos dos manifestantes, ele se coloca na posição de acalmar e de punir, se necessário.

    Continua após a publicidade

    Ao dar liberdade para a polícia desobstruir as estradas, Moraes mais uma vez dá o seu recado: ninguém está acima da lei e a democracia está acima de tudo.

    A firmeza de Alexandre de Moraes na defesa da democracia foi fundamental e o Brasil será eternamente grato, inclusive esta humilde coluna.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.