Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A nova jogada política de Lula que une Renan e Arthur Lira

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 12h04 - Publicado em 10 Maio 2024, 10h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Lula fez uma jogada política nesta quinta-feira 9, que vinha sendo comentada por diversas autoridades em Brasília nos últimos meses.Comentada e, muitas vezes, tratada com um certo ceticismo por alguns desses políticos ouvidos pela coluna.

    Publicidade

    O líder petista, contudo, mais uma vez, mostrou toda a sua capacidade de articular alianças nos bastidores, à revelia daqueles que não acreditam em encontros políticos impossíveis.

    Publicidade

    É que o líder petista esteve em Alagoas e colocou no mesmo palanque o senador Renan Calheiros, um de seus aliados mais fiéis e antigos em Brasília, e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

    Eles dois, o ministro dos transportes, Renan Filho, filho do senador, e o governador do estado, Paulo Dantas, participaram, na cidade de São José da Tapera, da assinatura de uma ordem de serviço para execução de uma obra hídrica que pretende levar água para o sertão alagoano.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Renan Pai e Arthur Lira não se abraçaram, não se cumprimentaram ou falaram um do outro em seus discursos. Mas Renan Filho fez questão de citar o presidente da Câmara e mais: demonstrou um enorme carinho ao abraçá-lo ao final do evento, rindo provavelmente da situação política que Lula é capaz de criar.

    Os grupos Calheiros e Lira estão em lados totalmente opostos da política de Alagoas. Os dois grupos exercem protagonismo em Brasília, mas disputam o poder no Estado há alguns anos.

    Publicidade

    Isso deve continuar!

    Continua após a publicidade

    Na próxima eleição, em 2026, Renan e Arthur Lira deverão ser candidatos ao Senado Federal. Isso os colocará mais uma vez em uma disputa, mas não necessariamente em uma rota de colisão.

    Publicidade

    Ocorre que, segundo apurou a coluna, o plano de Lula é o de eleger os dois, já que serão duas vagas para a casa legislativa maior na próxima eleição.

    A ideia do presidente é a de poder estar nos dois palanques, colocar os dois no Senado Federal e, se reeleito para um quarto mandato, compor com os dois políticos alagoanos por muito tempo.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.