Lula deu uma elegante – e até surpreendente, em alguns aspectos – resposta ao humorista Carlos Alberto de Nóbrega, que apresenta o programa A Praça é Nossa, no SBT.
Após o ator criticar o presidente exageradamente no programa Roda Viva – quando disse que “o país está desse jeito” porque o petista “não tem um curso ginasial, universitário, contábil” –, Lula resolveu discorrer sobre a história da educação no Brasil e na Argentina, fazendo uma comparação entre os dois países.
“Em 1918 a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária e o Brasil não tinha sequer sua primeira universidade. Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim”, afirmou, primeiramente, o presidente em sua conta no Twitter.
“Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação”, completou Lula.
O presidente falava de quando, ainda em 2002, recebeu o primeiro diploma de sua vida – logo o de presidente da República – e se emocionou.
“Se havia alguém no Brasil que duvidava que um torneiro mecânico, saído de uma fábrica, chegasse à Presidência da República, 2002 provou exatamente o contrário…[choro]. E eu, que, tantas vezes, fui acusado de não ter um diploma superior, ganho como meu primeiro diploma [chorando] o diploma de presidente da República do meu país”, disse há mais de 20 anos.
Carlos Alberto de Nóbrega, que tem se mostrado alinhado com Jair Bolsonaro, não esperava que Lula fosse responder a ele, ou mesmo o fizesse de forma requintada, apropriada a uma ofensa. Mas foi isso o que viu acontecer. É um tapa com luva de pelica e tanto no humorista…