Galípolo passou por ‘estágio’ no BC e será aprovado, diz senador
Relator do projeto sobre autonomia da instituição, Plínio Valério disse em live de VEJA que Lula deve parar de atacá-la após troca na presidência
O relator da PEC que dá autonomia financeira ao Banco Central, Plínio Valério (PSDB), disse em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, que Gabriel Galípolo, indicado por Lula para presidir a autarquia a partir de 2025, deve ser aprovado com tranquilidade na sabatina a ser realizada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
“A indicação já era esperada por todos nós. E nós sempre achamos que era uma espécie de estágio quando ele fosse nomeado [para a diretoria de Política Monetária, o que ocorreu em 2023]. Com o que conheço, posso adiantar: ele passa na sabatina”, afirmou Valério, que disse ter esperança de que o escolhido por Lula defenda a autonomia financeira depois de ter conhecido ‘as entranhas’ da entidade.
“A minha esperança é de que ele nesse tempo que ficou dentro do Banco Central saiba a necessidade que é ter autonomia financeira, além de operacional”, ressaltou o senador, que tratou ainda das críticas feitas por Lula desde o início do seu terceiro mandato a Roberto Campos Neto, atual chefe do BC, e à taxa de juros, considerada alta pelo presidente, e da influência que Galípolo pode ter sobre o petista.
“Por ele ser das entranhas do governo, talvez ele acabe convencendo o presidente Lula a parar com isso. O presidente queria um bode expiatório pro seu primeiro ano e ele mirou o Roberto Campos. A inflação foi controlada, como a própria VEJA mostrou. Eu tenho impressão que o Lula vai parar com isso, assim que o Roberto sair ele vai parar. Os diretores indicados pelo presidente votaram pela manutenção. Então saindo o Roberto eu acho que as coisas ficam no seu lugar e eles vão entender que autonomia é extremamente necessária”, opinou.
Pesquisas eleitorais
O programa também conversou com Giuliano Salvarani, estrategista Político e professor do Master em Comunicação Política e Sociedade da ESPM, sobre as últimas pesquisas eleitorais para a prefeitura de São Paulo. Ele tratou do crescimento do candidato Pablo Marçal (PRTB), da resposta que outros concorrentes deram a esse fato e da disputa pelo eleitorado de direita entre o bolsonarismo e o coach.
Ouça o Ponto de Vista também pelo Spotify
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage da VEJA, e para os inscritos no canal da VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal
Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia: