Emendas Pix: relator critica decisão de Dino, mas nega ‘retaliação’
Cláudio Cajado disse em live que posição do magistrado 'causou surpresa' e 'paralisou obras', mas frisou que votação em comissão respeitou questão fiscal
O relator do projeto para regulamentar as emendas Pix, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, de VEJA. O parlamentar falou sobre a proposta que prevê alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias para dar mais transparência ao repasse de recursos da União para o Congresso.
Nesta quarta-feira, 14, o ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu o pagamento de todas as emendas impositivas, que são as de comissão do fim do ano e as chamadas emendas Pix, até que o Congresso dê “transparência, rastreabilidade e eficiência aos recursos”. A decisão gerou ainda mais revolta dos parlamentares, que agora estudam um projeto para dar mais transparência à medida.
Na live, Cláudio Cajado afirmou que a decisão de Dino “causou surpresa” e “paralisou obras” que estavam em andamento. O deputado também defendeu o diálogo como forma de o Congresso reafirmar sua autonomia, ressaltando que interpretou a postura do ministro do STF como uma “interferência”. O parlamentar, porém, afirmou que a decisão de uma comissão do Congresso de não liberar 1,3 bilhão ao Judiciário não se trata de uma “retaliação”. Cajado destacou que a votação respeitou a questão fiscal.
Sobre o programa
O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo, às 12h, e também trata das principais notícias do dia com o colunista Matheus Leitão.
Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:
https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal