Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

O que o líder do PL na Câmara diz sobre apoiar Hugo Motta ao lado do PT

Altineu Côrtes comentou em live de VEJA o amplo apoio recebido pelo escolhido de Lira à presidência da Casa. Helder Barbalho também foi entrevistado

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 16h30 - Publicado em 31 out 2024, 10h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (RJ), afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quinta-feira, 31, que o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) como candidato à presidência da Câmara “une muitas forças políticas”. Na quarta-feira, 30, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PT de Lula, além de outras legendas, declararam apoio ao nome apadrinhado pelo atual chefe da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) são os outros concorrentes ao posto. A eleição está marcada para fevereiro de 2025.

    “Não houve combinação (entre PL e PT). Os acordos partidários acontecem. Nesse caso, houve uma convergência ao nome do deputado Hugo Motta, nome que une muitas forças políticas na Câmara. Hugo é um deputado experiente, tem uma carreira belíssima, já relatou e participou de comissões e é um líder muito respeitado. O nome dele acabou atraindo algumas siglas, dentre elas o PL primeiro e depois o PT”, disse Côrtes. “O Hugo Motta tem muita experiência e bagagem. O relacionamento dele com os líderes é excepcional. Depois que o Marcos Pereira (Republicanos-SP) saiu da disputa e o nome do Hugo acabou entrando no final, o nome dele recebeu muitos apoios. Eu acho que o Hugo reúne todas as qualidades e apoio político para tocar a Câmara”, acrescentou.

    As negociações em torno de cargos na Mesa Diretora já começaram e o PT pediu a Primeira-Secretaria, além de governabilidade ao presidente Lula para os próximos dois anos de seu mandato. Os demais partidos apoiadores também estão atrás de benefícios após a sinalização positiva à candidatura de Motta.

    Leia outros trechos da entrevista:

    PL da Anistia: “Não diria que esfriou o andamento (após Lira criar comissão especial para analisar o tema). Eu acho que a gente precisa ter efetividade na aprovação do PL da Anistia e para isso precisa formar uma maioria. O deputado Arthur se comprometeu com essa pauta e essa pauta vai andar. Essa pauta não é do PL e de nenhum partido. Essa é uma pauta da Justiça para aquelas pessoas que participaram daqueles atos irresponsáveis, que não deveriam ter feito aquilo, mas que para o entendimento da sociedade brasileira uma pessoa que foi ali pegar 17 anos de prisão… A anistia não é para o PL, mas para essas pessoas que estão sofrendo muito. Eu acho que a comissão especial vai trazer transparência e debate e pode, sim, formar o entendimento, e eu enxergo que isso vai ter efetividade”.

    Anistia a Bolsonaro: “Em relação ao presidente Bolsonaro, que apoia a anistia dessas pessoas, nunca colocou o seu desejo de colocar o seu nome nesse projeto. Ele não está no PL da Anistia que está sendo apreciado na Câmara. Para o futuro, para o Bolsonaro ser candidato a presidente, eu acredito que existe uma possibilidade, mesmo com as penas que ele já sofreu. O presidente Lula ficou preso 580 dias e depois acabou ficando elegível e se tornou presidente da República. Acho que pode haver um remédio jurídico e o presidente Bolsonaro disputar a próxima eleição em 2026. E é isso que o nosso partido espera, porque ele é o nosso candidato. Se vai haver outro movimento de anistia para o presidente Bolsonaro, isso é num outro momento, e não nesse PL”.

    Helder Barbalho

    O programa também entrevistou o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). O político falou principalmente sobre as perspectivas do seu partido após as eleições municipais. O MDB foi o segundo mais vitorioso no pleito deste ano, ficando atrás apenas do PSD. Para Barbalho, é preciso “festejar o resultado”, fruto de “boa gestão” nas cidades.

    Continua após a publicidade

    “Entendo que resultados, boa gestão, propostas que pudessem trazer segurança para a população venceram diante das armadilhas da polarização, dos extremos ou de buscar fazer com que a ideologia pura e simples se preponderasse diante da discussão sobre as cidades. E isso, claro, demonstra uma sinalização de que o eleitor passará novamente a fazer um reencontro com o que é fundamental, com políticas públicas que efetivamente possam transformar a vida das pessoas e deixar de lado assuntos secundários”, salientou

    “O MDB sai das urnas com um resultado extraordinário, voltando a sua essência de um partido municipalista, com uma quantidade expressiva de municípios a serem administrados. Também é importante destacar ter tido êxito em cinco capitais do Brasil, como São Paulo”, acrescentou o governador, que também comentou a disputa presidencial de 2026.

    “Mais importante do que iniciar a eleição de 2026 é entregar o resultado de 2024. É garantir que a expectativa gerada nas candidaturas que foram escolhidas possam trazer retornos efetivos para a sociedade. Por ser um partido que compõe a aliança com o presidente Lula no âmbito da sua gestão, com ministros, é natural que nós possamos assegurar esse debate junto ao presidente da República para compreender as pautas, agendas e projetos de país para 2026. É hora de festejarmos os resultados e buscar ter serenidade nas consequências dos eventuais ruídos que possam acontecer no processo das eleições municipais e, assim, nós possamos ter capacidade para dialogar um projeto para o país”, completou Barbalho.

    Continua após a publicidade

    Sobre o programa

    O Ponto de Vista é apresentado por Marcela Rahal, transmitido ao vivo às 12h, e também trata das principais notícias do dia.

    Você pode participar mandando sua pergunta em nossas redes sociais ou pelo chat.

    A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na homepage de VEJA e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.

    YouTube: https://www.youtube.com/c/veja

    Continua após a publicidade

    Inscreva-se nos canais da VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.

    Facebook: https://www.facebook.com/Veja/

    Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/

    Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre os bastidores da política nacional:

    Continua após a publicidade

    https://veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal

    Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia:

    Aplicativo VEJA para Android

    Aplicativo VEJA para iOS

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.